top of page

Motivação no Trabalho: O Impulso para Resultados

Foto do escritor: RHEIS ConsultingRHEIS Consulting

Motivação é um impulso que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. A motivação envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais e é um processo responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos relacionados com o cumprimento de objetivos.


Motivação é o que faz com que os indivíduos deem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam, e muitas vezes, alguns acabam até mesmo “passando por cima” de outras pessoas.


É um elemento essencial para o desenvolvimento do ser humano. Sem motivação é muito mais difícil cumprir algumas tarefas. É muito importante ter motivação para estudar, para fazer exercício físico, para trabalhar, etc.


A motivação pode acontecer através de uma força interior, ou seja, cada pessoa tem a capacidade de se motivar ou desmotivar, também chamada de automotivação, ou motivação intrínseca.

Há também a motivação extrínseca, que é aquela gerada pelo ambiente que a pessoa vive, o que ocorre na vida dela influencia em sua motivação.


Na área da psicologia, Abraham H Maslow, David C McClelland e Paul E Spector criaram suas teorias para motivação. Maslow disse que o homem se motiva quando suas necessidades são supridas, como a autorealização, autoestima, necessidades sociais, segurança e necessidades fisiológicas:


  • Necessidades fisiológicas: necessidades básicas para a sobrevivência, como alimentação, água, sono e abrigo.

  • Necessidades de segurança: busca por proteção física, estabilidade financeira e segurança no ambiente.

  • Necessidades sociais: desejo por relacionamentos, pertencimento, amizade e amor.

  • Necessidades de estima: reconhecimento, autoestima, status e respeito dos outros.

  • Autorealização: realização pessoal, desenvolvimento de potencial, criatividade e busca por propósito.


Segundo McClelland destacou três necessidades essenciais para a motivação: poder, afiliação e realização. Cada pessoa possui essas necessidades em intensidades diferentes, e a predominância de uma delas determina seu estilo de motivação e comportamento.


  • Necessidade de realização (Achievement): desejo de atingir metas desafiadoras, superar obstáculos e obter sucesso pessoal. Indivíduos com essa necessidade buscam excelência e preferem tarefas com riscos moderados, onde seus esforços possam ser avaliados.

  • Necessidade de afiliação (Affiliation): busca por estabelecer e manter relacionamentos interpessoais positivos. Pessoas motivadas por essa necessidade valorizam a aceitação social, a cooperação e tendem a evitar conflitos.

  • Necessidade de poder (Power): desejo de influenciar, liderar e controlar pessoas ou recursos. Essa necessidade pode ser direcionada para o benefício pessoal (poder individual) ou para o bem coletivo, como o desenvolvimento de grupos e organizações (poder institucional).


Spector, relata que a motivação é um estado interior que conduz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamentos. Motivação envolve direção, intensidade e persistência de um comportamento, ou seja:


  • Direção: escolha de comportamentos específicos entre uma série de comportamentos possíveis. Por exemplo: um trabalhador pode decidir ir trabalhar, em vez de telefonar alegando que está doente e ficar assistindo televisão.

  • Intensidade: esforço que uma pessoa gasta na realização de uma tarefa. Por exemplo: um trabalhador que precisa fazer um levantamento de estoque pode empenhar um grande esforço para realizar a tarefa em pouco tempo e corretamente, ou não querer se esforçar, fazendo a empreitada vagarosamente.

  • Persistência: empenho contínuo e engajado no desempenho de determinado tipo de comportamento ao longo do tempo.


Por fim, a motivação, e a falta dela, são assuntos muito discutidos também nas organizações. A motivação empresarial, ou seja, a capacidade de motivar cada elemento de uma empresa é essencial para o seu sucesso.

A motivação na Pandemia

A motivação da equipe na pandemia caiu? Pois saiba que a sua empresa não está sozinha nesta questão. Organizações do mundo todo precisaram se reinventar para minimizar os impactos e efeitos da pandemia de COVID-19.


Um estudo recente do International Stress Management Association (ISMA) revelou que a cada dez brasileiros 9 começaram a sofrer de ansiedade e 47% demonstraram algum nível de depressão em 2020. O reflexo disso é a desmotivação na vida profissional e pessoal.


Apesar dessa realidade, é essencial que a empresa reconheça a situação e tente seguir em frente, sendo otimista e principalmente oferecendo ações concretas e de acolhimento para seus colaboradores.


Uma vez que, de acordo com um estudo publicado no Journal of Applied Psychology, empresas que optaram por priorizar o bem-estar dos seus empregados obtiveram maior sucesso em mantê-los motivados.


Como manter a motivação dos colaboradores? 7 Dicas


A 12ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH) mostrou que manter a motivação da equipe na pandemia é a principal dificuldade na gestão pessoal para 61% dos líderes.


A questão é: tem como mudar esse cenário? Abaixo elencamos algumas das possibilidades para potencializar a motivação dos empregados mesmo na pandemia.


1. Crie um ambiente seguro


Uma das principais ações para manter a motivação da equipe na pandemia é demonstrar preocupação com o bem-estar dos colaboradores. Isso quer dizer que é essencial garantir um ambiente seguro para que eles possam trabalhar com tranquilidade.


Se um funcionário não se sente seguro no trabalho, é comum que seu rendimento e disposição caia, afinal, ele estará preocupado com a sua saúde.


Para mudar isso e oferecer tranquilidade aos seus trabalhadores, principalmente considerando o número de casos COVID-19, e caso a sua empresa tenha decidido por retornar ao trabalho presencial, é preciso se atentar a questões como:


  • Respeitar o distanciamento na disposição das mesas de trabalho;

  • Promover e estimular o distanciamento entre os colaboradores;

  • Oferecer álcool em gel e até máscaras de proteção, se for o caso;

  • Criar ações que estimulem os profissionais a usar a máscara de proteção;


Com parte dessas medidas colocadas em prática, os colaboradores irão se sentir mais acolhidos pela empresa, e principalmente reconhecerão a preocupação dela em garantir um ambiente seguro para sua saúde.


2. Mantenha a transparência


Criar um laço de confiança com os colaboradores é essencial para o sucesso da empresa, independentemente da situação. Quando se fala de um cenário de pandemia, essa realidade se torna ainda mais importante.

Isso porque se o colaborador não conhece a realidade da empresa em meio a pandemia, a situação dela no mercado, em meio às incertezas do dia a dia, ele acaba se desmotivando porque perde a confiança na companhia.


Portanto, é fundamental que os gestores e líderes sejam transparentes com seus funcionários. Expondo não só as dificuldades da empresa, mas reforçando que apesar das dificuldades eles contam com o apoio dos seus profissionais para vencer os desafios.


3. Organize uma rotina de trabalho


De acordo com uma pesquisa da Fortinet, empresa de cibersegurança, mais de 30% das organizações pretendem manter o regime home office pós-pandemia.


Outra pesquisa realizada pela empresa de monitoramento de consumo, a Hibou, aponta que cerca de 64% dos brasileiros que estão em teletrabalho, dizem que querem continuar assim mesmo depois de vacinados.


Com esses números dá para perceber o quanto o home office impactou a realidade de muitos brasileiros. Porém, se não houver organização por parte da empresa em pouco tempo os funcionários se verão desmotivados à distância.


Até por isso, manter a motivação da equipe na pandemia, no trabalho à distância, exige muito esforço e dedicação da empresa. Afinal, ela precisa criar mecanismos para que o colaborador consiga criar uma rotina de trabalho. Isso exige dos gestores e líderes a implementação de ferramentas que ajudem a planejar, executar e até mesmo monitorar esse trabalho, já que os colaboradores não podem ser “abandonados”, e precisam saber exatamente o que fazer, sendo orientados diariamente por seus gestores.


Assim, os colaboradores têm um norte e não irão se desmotivar por não saberem o que devem fazer, ou mesmo se a empresa ainda conta com eles, por estarem trabalhando de casa.


4. Priorize os feedbacks humanizados


A motivação da equipe na pandemia também depende dos feedbacks. Em tempos de crise, ter essa porta aberta para que o colaborador possa falar e, também ouvir, pode ser uma demonstração de como a empresa valoriza seu bem-estar físico e mental.


Nesse momento, inclusive, pode ser que o gestor tenha mais a ouvir do que falar, e não há problema nisso. Pois, é a partir daí que se torna possível criar um laço de confiança com seus colaboradores, para que eles passem a se abrir mais com a empresa e até mesmo aceitem com maior naturalidade as cobranças.


Portanto, para que a motivação seja um reflexo dos feedbacks na pandemia, deixe primeiro que seus colaboradores falem e exponham seus anseios, medos e dificuldades. Seja amigável, cortês e acolhedor com o que eles têm a dizer, respeitando todas suas dificuldades. Valorize, nesse cenário, um feedback humanizado.


5. Seja flexível


A motivação da equipe na pandemia, pelo menos de boa parte dos funcionários, depende também de um entendimento da empresa em relação à realidade de muitos dos seus colaboradores.


Neste quesito, a flexibilidade pode ser um fator motivacional de grande valia. É comum que muitos profissionais, que estão no teletrabalho, precisem dividir sua rotina entre a execução de suas tarefas do trabalho e a da casa, fazendo comida, cuidando dos filhos, etc.


A empresa, para não desmotivar esses profissionais, precisa entender essa realidade. Isso significa demonstrar confiança nos seus colaboradores, flexibilizar prazos de entrega e até oferecer mais autonomia nas execução das atividades. Por meio disso, a empresa reforça a importância do colaborador para o sucesso da empresa.


6. Celebre as conquistas


Uma pesquisa realizada pelo portal CareerBuilder revelou que mais de 50% dos profissionais acreditam que a valorização profissional e o reconhecimento evitariam grande parte dos pedidos de demissão.


Se essa é uma realidade em tempos normais, na pandemia essa situação tem ainda mais importância. Isso porque os colaboradores estão mais fragilizados e inseguros e celebrar suas conquistas pode mudar um cenário de desmotivação.


Então, uma das formas de manter a motivação da equipe na pandemia é valorizar as vitórias e manter uma gestão positiva, que reconhece o esforço dos colaboradores, mesmo em meio a tantas dificuldades do dia a dia.


7. Invista na carreira dos colaboradores


Uma das maneiras de manter a motivação da equipe na pandemia é continuar investindo na carreira dos colaboradores. Oferecer cursos, treinamentos e capacitações específicas pode fazer com que os profissionais se sintam valorizados, principalmente nesse momento.


Sem contar que em meio a pandemia, abriu-se um leque de possibilidades de cursos online e a distância, inclusive com boas promoções. Além disso, esse é um bom momento para as empresas aperfeiçoarem as habilidades dos seus colaboradores, oferecendo esses tipos de formações.


Valorizando assim, a evolução e o desenvolvimento profissional dos seus profissionais e demonstrando, concretamente, que eles têm grande valor para a companhia.


A RHEIS Consulting atua também na Gestão das Motivações, com mapeamento e análise dos fatores motivadores que impulsionam ou até mesmo que impedem de uma equipe ou liderança em atingir uma meta ou realizar uma determinada tarefa. Consulte-nos através dos nossos canais de atendimento.


Leia também: O que é Gratidão.


 

Sugestão de Livros:


49 visualizações

留言

評等為 0(最高為 5 顆星)。
暫無評等

新增評等
bottom of page