Coaching: O Caminho para o Desenvolvimento Pessoal e Profissional
- RHEIS Consulting

- 9 de fev. de 2019
- 10 min de leitura
Atualizado: 6 de ago.
O termo coaching tem origem no universo esportivo, sendo comumente traduzido como “treinamento”. O profissional que conduz esse processo é chamado de coach (treinador), enquanto a pessoa que o vivencia é o coachee.
A partir da década de 1950, o conceito passou a ser utilizado no campo do desenvolvimento pessoal, com foco na busca por melhorias contínuas. Já na década de 1960, o modelo esportivo de coaching foi adaptado para o ambiente corporativo, tornando-se uma ferramenta valiosa para facilitar processos de crescimento e conquista de metas por indivíduos e organizações.
Com sua integração ao mundo dos negócios, o coaching passou a assumir um significado mais amplo e profundo, desvinculando-se da ideia de simples treinamento. Na verdade, como afirma Timothy Gallwey, “coaching é uma relação de parceria que revela e liberta o potencial das pessoas para maximizar seu desempenho. É ajudá-las a aprender, em vez de ensinar algo a elas”.
O coaching apoia pessoas e equipes a desempenharem o melhor de suas habilidades, ajudando-as a superar barreiras e limites, além de favorecer uma atuação mais eficaz em grupo. Segundo John Whitmore, “o coaching é um processo no qual coach e cliente estabelecem uma parceria para identificar e alcançar metas, gerando sinergia e o impulso necessário para que o cliente se supere”. O foco está nas possibilidades futuras e no desenvolvimento de competências, em vez de nos erros passados.
Historicamente, o coaching buscou melhorar o desempenho em comportamentos específicos por meio de observação cuidadosa e feedback. Um coach qualificado, como ressalta Whitmore, “raramente sugere ou prescreve soluções”, priorizando a autonomia do coachee.
Nos últimos anos, o conceito de coaching foi ampliado e passou a abranger diferentes dimensões da experiência humana. Surgiram abordagens como o coaching pessoal, executivo e de vida, que atuam em diversos níveis: comportamental, de capacidades, crenças, valores, identidade e até espiritual. Essa ampliação foi especialmente influenciada por Robert Dilts, renomado trainer, consultor e referência na área da Programação Neurolinguistica (PNL).
Timothy Gallwey, o precursor do Coaching
No início da década de 70, o treinador de tênis Timothy (Tim) Gallwey (ex-tenista profissional capitão de Harvard) publicou o livro “O Jogo Interior de Tênis - "O jogo interior do Tênis" - The Inner Game of Tennis, com mais de um milhão de cópias impressas. Além dos esportes, seus métodos de treinamento foram aplicados aos campos de negócios, saúde e educação. Com seus estudos sobre comportamento e desenvolvimento humano, idealizando uma nova forma de praticar o jogo de tênis. É considerado por muitos como o “pai do coaching”.
Percebeu que para vencer não bastava dominar as técnicas do jogo. Foi preciso conhecer e dominar suas emoções, sentimentos, medos, limitações. Afinal, saber jogar seu próprio jogo interno.
O jogo interno desta forma baseia-se em certos princípios em que um indivíduo usa observações sem julgamento de variáveis críticas. Como resultado se as observações forem precisas, o corpo da pessoa irá ajustar e corrigir automaticamente para alcançar o melhor desempenho. Desta forma, Tim Gallwey foi um dos primeiros a demonstrar um método abrangente de coaching que poderia ser aplicado em muitas situações. Encontrou-se palestrando com mais freqüência para líderes empresariais nos EUA do que para pessoas esportivas.
Por fim, Gallwey, destaca em suas obras, a seguinte teoria:
“O jogo interno ocorre dentro da mente, e é jogado contra tais obstáculos como o medo, a insegurança, lapsos de concentração e que limitam conceitos ou suposições. O jogo interno é jogado para superar os obstáculos autoimpostos, que impedem uma pessoa ou equipe de acessar o seu potencial.” (Tim Gallwey)
Quais são os Benefícios do Coaching na Empresa?
Como deve ter dado para perceber, o coaching na empresa pode servir como um instrumento de desenvolvimento em múltiplas camadas. Não à toa, o termo coaching — termo muito presente no dicionário de RH, atualmente — oferece benefícios que se estendem de maneira ampla e diversificada no seu dia a dia. Por exemplo:
incentiva o autoconhecimento do indivíduo, fazendo-o desejar o desenvolvimento contínuo;
melhora o desempenho dos funcionários;
serve como um instrumento de desenvolvimento de capacidades, habilidades e comportamentos;
ajuda na adaptação às mudanças e, inclusive, na composição de um ambiente de trabalho positivo.
Consequentemente, pode ajudar também a reduzir o índice de turnover na organização, e agregar mais valor à sua marca no mercado. O que se mostra, também, um ativo e tanto para a retenção de talentos.
Assim, contar com um processo de coaching na empresa internalizado ou mesmo terceirizado, pode servir tanto para objetivos em curto prazo quanto para projetos contínuos. Entretanto, além do coaching na empresa outras estratégias podem ser usadas para melhorar a produtividade dos colaboradores, diminuir o turnover e atrair talentos para a organização.
Como é o processo de Coaching na Empresa?
Em um trabalho coletivo com os participantes, o coach tem uma metodologia pautada nas etapas que veremos logo a seguir!
1. Objetivos
Conforme destacamos, acima, o coaching na empresa tem início a partir da identificação dos objetivos propostos — em uma ideia que pode ser definida em coletivo entre o RH e a liderança da empresa. Assim, o especialista tem em mãos todos os elementos para refletir sobre a melhor estratégia a ser aplicada. Bem como as técnicas e ferramentas que vão nortear à realização de um projeto bem-sucedido.
2. Plano de ação
Com um norte definido para o coaching na empresa, é hora de definir o plano de ação. Aqui, a ideia consiste em estabelecer as metas da empresa e também o percurso estratégico a ser trilhado — seja individual ou coletivamente —, para que o problema identificado seja resolvido e garanta os resultados esperados.
3. Outras estratégias
O coaching na empresa pode apontar uma série de outros pontos de interesse a serem desenvolvidos. Alguns deles, que já havíamos destacado, mas que devem ser reforçados, como:
desenvolvimento de liderança, o que se reflete na qualificação e capacitação dos colaboradores. Assim, a empresa reduz os custos para atrair novos talentos, e retém o seu capital humano;
autoconhecimento, que são ações pontuais para que as próprias pessoas diagnostiquem os seus pontos fortes e de melhorias. Para uma empresa, isso se traduz em uma capacitação significativa para que o trabalho permaneça em constante evolução;
comunicação eficiente, algo elementar para ações internas, externas e também para o crescimento pessoal e profissional;
trabalho em equipe, que oferece à empresa os meios necessários para construir (e manter) um ambiente de trabalho produtivo, colaborativo e harmonioso;
cultura do feedback, que se inicia com o retorno do coach e, posteriormente, vai ser trabalhado por meio das avaliações de desempenho desenhadas pelo setor de RH.
E então, conseguiu identificar alguns pontos cruciais que o coaching na empresa poderia definir como modelo de trabalho na sua organização? Vale observar, nesse sentido, a participação destacada do setor de RH nesse processo.
Além do trabalho e dos aspectos pontuais citados no último tópico, o coaching na empresa também pode ser aplicado em outras situações, como:
processo de contratação de novos funcionários;
melhorias gerais nos índices de desempenho dos seus profissionais;
avaliação de promoções dentro da empresa;
gestão de crise e gestão de conflitos internos;
melhoria na comunicação e no relacionamento interpessoal na organização.
Trata-se, portanto, de um processo de contínua melhoria e desenvolvimento para conferir um status mais qualitativo em todas as áreas e pontos de atenção de uma empresa.
Leia também: Coaching como aliado ao RH.
Principais Tipos para o Mundo Corporativo
Entre os diversos tipos de Coaching, destacamos os seguintes para o mundo corporativo:
Coaching Executivo – desenvolvimento de profissionais em cargos de liderança ou se dirige para o quadro dos executivos de uma organização, visando o alinhamento de suas decisões e ações.
Coaching de Liderança (Leader Coach) – trabalha competências de lidar com pessoas e equipes através da empatia, do respeito e da capacidade de motivação, com melhorias no relacionamento e na visão sistêmica dos objetivos da organização.
Coaching de Performance – visa promover o autodesempenho, autodesenvolvimento e autoconhecimento, tanto do ponto de vista profissional, quanto pessoal e de liderança.
Coaching de Negócios – voltado para pequenos e médios empresários, que buscam aumentar seus resultados em um menor espaço de tempo, identificando as novas oportunidades no mercado.
Coaching de Carreira – identifica o que realmente carece no mercado de trabalho e, a partir daí, criar estratégias específicas para alcançar essas metas.
Coaching de Equipes – promove o desenvolvimento do espírito de equipe, de compartilhamento de competências e experiências para o atingimento de suas metas.
Coaching de Vendas - Ajuda muito ao lidar com outras pessoas e instigá-las a comprar algo, onde o coachee precisa, na maioria das vezes, desenvolver habilidades comportamentais diferentes das que utiliza normalmente.
Principais Tipos de Coaching para o Desenvolvimento Pessoal
Dos tipos de coaching para o campo pessoal, podemos observar:
Life Coaching – ou Coaching de Vida, voltado para o desenvolvimento pessoal, ampliação de consciência e proposição e consecução de metas pessoais.
Personal Coaching – para novos Coaches ou desenvolvimento e aperfeiçoamento de Coaches em atividade.
Coaching de Qualidade de Vida – trabalha a ampliação de visão de toda a realidade em sua volta, procurando melhores formas de viver integrado ao meio externo e com maior sentido interior de vida.
Coaching Educacional – para o desenvolvimento dos profissionais em educação, assim como para impulsos motivacionais a estudantes e técnicas avançadas de como estudar.
Coaching de Relacionamentos – utilizado para melhorias nos relacionamentos pessoais ou profissionais, buscando superação de conflitos e relações mais afetuosas e energizantes.
Coaching Familiar – para harmonia familiar, melhorando relacionamento dos casais, de pais com filhos, entre irmãos e parentes.
Coaching Espiritual – consiste em despertar a consciência e o poder interior, dando oportunidade a questionar e ultrapassar crenças limitantes, através de meditação, reflexões, exercícios, troca de experiências entre os participantes, etc., sem vínculos com religiões estabelecidas.
Coaching Financeiro – visa ao desenvolvimento de habilidades econômicas e planejamento financeiro, seja no âmbito familiar, seja em outras esferas da vida pessoal e profissional, como, por exemplo, após uma mudança de cargo ou perda de emprego, quando é preciso restabelecer os objetivos pessoais e dos membros do grupo.
Coaching Esportivo – destina-se ao desenvolvimento de atletas e de equipes esportivas, visando a superação de limites e consecução de objetivos.
O que não é Coaching?
Coaching não é terapia. A terapia foca em tratar questões emocionais ou psicológicas profundas, muitas vezes ligadas a traumas, distúrbios ou problemas de saúde mental. O coaching, por outro lado, busca o desenvolvimento de potenciais, a conquista de objetivos e o aprimoramento de habilidades, focando no futuro e no crescimento da pessoa.
Coaching não é consultoria. Na consultoria, o profissional normalmente fornece soluções e conselhos prontos, baseados em sua experiência e expertise em uma área específica. Já no coaching, o coach ajuda o cliente a descobrir suas próprias respostas e soluções, utilizando questionamentos e processos de reflexão.
Coaching não é mentoria. Mentores geralmente compartilham suas próprias experiências e orientam o mentorado com base em suas vivências. O coaching, por sua vez, é mais centrado no cliente, com o coach ajudando o cliente a definir suas metas e encontrar os caminhos mais eficazes para alcançá-las, sem impor soluções ou trajetórias baseadas em sua própria experiência.
Em resumo, coaching é um processo focado no desenvolvimento de competências e na obtenção de resultados, com a pessoa como protagonista de sua própria evolução.
Por que existem tantos tipos de Coaching?
Desde os primeiros passos dessa metodologia transformadora, sempre houve uma preocupação central: lidar com as barreiras emocionais e cognitivas que dificultam a mudança — seja no âmbito profissional, seja na vida pessoal.
Tim Gallwey, um dos pioneiros do Coaching, compreendeu isso profundamente. Por isso, nomeou seu método de “The Inner Game of Tennis". Como praticante de meditação, ele percebia que, mais do que ferramentas ou técnicas, o verdadeiro progresso do coachee dependia do fortalecimento da sua consciência interior — da forma como ele percebia e se relacionava com suas próprias ações. Quando esse aspecto interior é ignorado, o processo deixa de ser Coaching para se tornar apenas uma consultoria técnica ou uma assessoria pontual. Essa confusão tem se tornado cada vez mais comum, o que contribui para a perda de credibilidade do Coaching como instrumento genuíno de transformação pessoal e organizacional.
Por isso, é fundamental ter senso crítico sobre o que está sendo oferecido como “Coaching”. A popularização do termo acabou dando margem a práticas superficiais ou meramente técnicas, que se distanciam da essência do processo.
Não abandone as boas práticas que todo profissional da área deve cultivar. Justamente por isso, o mercado tem se tornado mais exigente — tanto na escolha dos profissionais quanto na seleção das instituições formadoras, buscando qualidade, seriedade e fundamentação.
Ainda assim, o Coaching continua sendo uma metodologia extremamente adaptável e aplicável aos mais diversos contextos. Sua variedade de abordagens é fascinante, permitindo que cada profissional encontre um nicho com o qual se identifique e possa se especializar com propósito e autenticidade.
Considerações Finais
A RHEIS Consulting oferece processos de coaching com base sólida, coaches experientes e tecnologia avançada. Mapeamos talentos, competências, comportamentos, valores e inteligência emocional para impulsionar seu desenvolvimento.
Ajudamos você a se adaptar a novos contextos e aprimorar competências específicas. O plano de coaching é definido em conjunto, garantindo alinhamento e personalização. Cada sessão é uma etapa de evolução pessoal e profissional. Nosso objetivo é que você vivencie a jornada e conquiste resultados reais. Fale com a gente e descubra como podemos apoiar seu sucesso.
Podcast

Sugestão de Livros:
O Jogo Interior do Tênis: O Guia Clássico para o lado mental da Excelência no Desempenho (W. Timothy Gallwey);
De Coach a Awakener (Robert Dilts);
Coaching com PNL: o guia prático para alcançar o melhor em você e em outros (Andrea Lages, Joseph O'Connor);
Como o coaching funciona: o guia essencial para a história e prática do coaching eficaz (Andrea Lages, Joseph O'Connor);
Coaching Para Aprimorar O Desempenho (John Whitmore);
Coaching Evolutivo. Uma Abordagem Centrada em Valores Para Liberar o Potencial Humano (Richard Barrett);
Coaching e Mentoring - Construção de Talentos (Idalberto Chiavenato);
Coaching Cognitivo-comportamental: Desenvolvimento Humano Com Base em Evidências e Foco em Solução (Gisele Pereira Dias e Clarisse Pereira Dias Drumond Fortes);
O coach de um trilhão de dólares: O manual de liderança do Vale do Silício (Eric Schmidt, Jonathan Rosenberg, Alan Eagle);
O Gestor Eficaz - Edição revista, atualizada e ampliada (Peter F; Drucker);
Coaching, Mentoring e Counseling - Um Modelo Integrado de Orientação Profissional com Sustentação da Universidade Corporativa (Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira);
Manual de Coaching - Guia Prático de Formação Profissional (Arnaldo Márion);
O cavaleiro preso na armadura (Robert Fisher);
O poder do mito ( Joseph Campbell, Bil Moyers);
Paixão por vencer (Jack Welch, Suzy Welch);
Triggers: Sparking positive change and making it last (Marshall Goldsmith, Mark Reiter);
Mulheres que correm com os lobos (Clarissa Pinkola Estés);
Preciso saber se estou indo bem (Richard L. Williams).






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