top of page

O que é Leader Coaching

A metodologia do coaching pode ser aplicada em diversos casos, com adaptações e dinâmicas diferentes, que não possuem necessariamente a relação coach-cliente. Um exemplo disso é o leader coaching ou coaching para líderes.


Neste artigo falaremos mais sobre esse tipo de coaching, qual é a função desse método nas empresas e quais são os benefícios de se ter um líder coach.


O que é leader coaching?


O leader coaching, ou coaching para líderes, é uma metodologia exercida por gestores de organizações que possuem algum cargo de liderança como diretores de operações, gerentes de marketing ou gestores de recursos humanos. Pode ser considerado um estilo de liderança.


A aplicação do coaching, nesse caso, é baseada não somente nas clássicas ferramentas de coaching usadas pelos life coaches ou coaches profissionais. No líder coaching podem ser aplicadas também técnicas diversas de liderança, gestão e realização do coaching combinado com outras metodologias como o mentoring¹ e a Programação Neurolinguística (PNL)².


É importante não confundir coaching para líderes com coaching de liderança. Este último é um nicho de coaching aplicado por um coach especialista no assunto que tem como objetivo ajudar pessoas que precisam melhorar suas habilidades em liderança.

Esses indivíduos podem ser gestores ou não. Líderes autônomos, palestrantes ou qualquer pessoa que precisa exercer autoridade e influência são beneficiados com o coaching de liderança e não com o leader coaching.


Qual é a função do leader coach?


O gestor que aplica o coaching para líderes dentro de uma empresa é chamado de leader coach e possui algumas funções primordiais para o sucesso de sua equipe.


Os líderes são peças-chave para o bom desempenho de todos os colaboradores de uma organização, por isso, devem possuir diversas competências e habilidades como boa comunicação, empatia e visão de futuro.


Mas, um leader coach não é apenas um bom líder com características clássicas, é um gestor que aplica os princípios do coaching no seu dia a dia de trabalho, diretamente para os seus liderados.


Esses princípios visam motivar pessoas, extrair delas todo o seu potencial de realização e produtividade e, também evitar conflitos, promovendo a harmonia entre equipes de trabalho.


O líder coach acompanha o desenvolvimento de cada pessoa da sua equipe e oferece recursos para que cada um consiga atingir o seu objetivo em um projeto ou na sua carreira dentro da empresa.


Um leader coach deve, preferencialmente, passar por um curso de leader coaching para aprender a aplicação correta da metodologia e conseguir atingir melhores resultados para a sua equipe de trabalho.


Diferenças entre Líder comum e Leader Coach


Existem distinções positivas e negativas entre um Leader Coach e um líder comum. São estas:


1. Um líder comum gerencia coisas, o Leader Coach inspira pessoas


Existe uma linha tênue entre o comportamento de um líder comum e de um Leader Coach. Um líder comum não liga para o crescimento de um funcionário, mas com o seu próprio crescimento, usando os esforços deles.


Um Leader Coach, por sua vez, tenta motivar seu time primeiro, depois pensar em si próprio. Assim, o gestor convencional tende a conseguir lidar com sua carga de trabalho, independente do que acontece com outros colaboradores.


Muitos Leader Coaches acabam ganhando uma série de seguidores numa organização, que compartilham suas visões e opiniões. O líder comum se concentra em resolver as tarefas delegadas pela empresa.


2. Um líder comum não acredita em mudança, um Leader Coach cria a mudança


Todos nós já tivemos experiências de tensão entre nosso trabalho e o que os gestores pensam dele. É possível que eles já tenham gasto tantos anos de trabalho na organização, com os mesmos velhos processos, que não existe a chance de que algo possa mudar.


O Leader Coach entra nesse contexto, modificando a forma de trabalhar se for em prol do desenvolvimento. A razão para esse comportamento é que o líder comum prefere estabilidade no time, enquanto o Leader Coach procura mudanças no resultado final.


Muitos acreditam que mudanças acontecem a longo prazo e que devem ser favoráveis aos seus liderados. Gestores trabalham no curto prazo, focando nas regras e termos da companhia.


3. Um líder guia o time ao sucesso


Existe uma explicação bem óbvia para explicar porque colaboradores acabam preferindo líderes do que líderes comuns. Líderes comuns tentam transferir sua carga de trabalho entre os outros funcionários.


O Leader Coach compartilha o que deve ser feito e ajuda a todos, para que a tarefa seja cumprida sem grandes problemas. Ele lidera pela paixão que compartilha em seus trabalhos. Em contrapartida, gestores comuns comandam pelos ganhos reais de seu trabalho. O Leader Coach pensa em ganhos pessoais, enquanto líderes comuns querem ganhos financeiros.


4. Líderes comuns impõem seu poder, líderes cultivam o poder


É comum ver superiores degradando subordinados no escritório. Particularmente alguns líderes comuns, que usam esse poder para se salvar, ao invés de salvar o time. O Líder se posiciona com a equipe, desenvolvendo o poder de todos para criar autonomia e buscar resultados ainda melhores.


5. Líderes comuns implementam ideias, líderes oferecem


Nem sempre um líder comum é uma pessoa ruim. No entanto, às vezes ele sente que é preciso ser mau e autoritário, para que respeitem seu comando. Isso acontece pois a maior parte dos líderes comuns não discute suas ideias, mas tenta implementá-las à força. Leader Coaches vendem suas ideias e opiniões para os liderados, enquanto outros chefes tentam aplicar os valores da organização diretamente nos funcionários.


6. Bons Leader Coaches valorizam o esforço acima de tudo


Alguns profissionais, sobretudo aqueles no início de carreira, acabam não batendo as metas e alcançando os resultados esperados numa empresa. Para Leader Coaches, o esforço empregado nesse sentido acaba sendo mais valioso do que, necessariamente, o objetivo final. Já os líderes comuns tendem a pensar mais no produto, do que no suor de seus subordinados.


7. Um Leader Coach busca oportunidades, um líder comum apenas avalia


Existe a chance de muitos considerarem apenas elementos negativos no comportamento de um líder comum. Mas ninguém compreende como sua postura crítica empurra os limites de seus funcionários. Os Leader Coaches tendem a encontrar oportunidades para se afirmar perante a organização, alcançando os objetivos propostos.


Um líder comum tenta utilizar os recursos dados para evitar conflitos e não afetar o resultado final que a empresa precisa. O Leader Coach procura essas chances de provar seu ponto de vista.


Em linhas gerais, para que as rotinas da empresa não engulam o colaborador, nem os processos fiquem sem controle, é preciso unir as duas pontas. O Leader Coach trabalha nesse sentido, juntando as dimensões do Coaching (parte técnica, do líder comum) e do Mentoring (parte de liderança, humana).


Assim você une o melhor dos dois mundos e consegue, além de cuidar e motivar de seus liderados, criar um ambiente propício para o sucesso da organização como um todo.


Quais são os benefícios do leader coaching?


Uma empresa que possui gestores atuando como leader coach dentro do seu setor tem grandes vantagens sobre aquelas que praticam apenas os modelos tradicionais de liderança.


Um dos maiores benefícios do leader coaching é o aumento da produtividade dos colaboradores da empresa. As técnicas de coaching elevam a motivação de cada indivíduo, que passa a ter mais iniciativa, otimização das suas habilidades e aumento da sua produtividade.


A retenção de talentos também costuma aumentar muito quando se tem líderes coaches atuando em uma organização, já que os colaboradores serão estimulados a vestir a camisa da empresa e também serão reconhecidos como talentos que exercem um papel importante dentro da organização.


Outra grande vantagem da aplicação do leader coaching é a redução ou eliminação de conflitos entre colegas de trabalho, melhorando o clima da empresa e diminuindo as chances de perdas de resultados por conta de insatisfações interpessoais.


A RHEIS Consulting atua na dimensão humana das organizações com foco em desenvolvimento pessoal e organizacional com metodologia ágil e tecnologia.


Consulte-nos.


 

¹É uma espécie de tutoria onde um profissional mais velho e mais experiente orienta e compartilha com profissionais mais jovens, que estão iniciando no mercado de trabalho ou numa empresa, experiências e conhecimentos no sentido de dar-lhes orientações e conselhos para o desenvolvimento de suas carreiras.


²A Programação Neurolinguística (PNL) é um conjunto de ferramentas e técnicas de comunicação , desenvolvimento pessoal , e psicoterapia criada na Califórnia USA na década de 1970 por Richard Bandler, um estudante de psicologia, e John Grinder, um professor de linguística. Este método trabalha com a conexão entre os processos neurológicos ( "neuro"), línguagem (linguística) e os padrões comportamentais aprendidos através da experiência (programação).


Sugestões de Livros:


Posts recentes

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page