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O que é Employer Branding: Benefícios e Implantação

Branding é um termo cuja importância é percebida pela forma com a qual o consumidor se relaciona com as marcas. Entretanto, dentro de uma cultura organizacional saudável, esse conceito pode ganhar também uma aplicação interna, engajando as equipes e agregando ainda mais valor à percepção de marca da empresa, isso é o que é employer branding.


O branding é o DNA da empresa impresso — e expresso — nos seus materiais publicitários, na sua identidade visual, no tom de voz e na abordagem (com o consumidor e o mercado).


Neste artigo, nós vamos explorar a ideia em torno do que significa employer branding, apresentando esse conceitos como um investimento que pode gerar retornos imediatos e em médio e longo prazo. Afinal, uma vez que os seus próprios colaboradores defendem a empresa onde trabalham, o consumidor se beneficia duplamente.


O que é employer branding?


O employer branding pega emprestada a ideia de construção e manutenção de uma marca em torno da empresa e aplica-a internamente. Com isso, o engajamento dos colaboradores é maior e a percepção de marca também é potencializada, agregando mais valor a ela.


Afinal de contas, quer reputação melhor do que aquela defendida pelos próprios colaboradores? Isso desperta a atenção do público e também da concorrência. E a reputação da empresa é beneficiada com isso.


Ter o quadro de funcionários verdadeiramente do lado da empresa onde trabalham é um diferencial e tanto.


Qual é a importância do employer branding?


Um tipo de cultura organizacional planejada para ser colaborativa gera valores. Alguns deles são palpáveis, enquanto outros são intangíveis. Por exemplo: organizações que focam na saúde (física e mental), no bem-estar no trabalho e na qualidade de vida de seus colaboradores, humanizam as relações profissionais. Isso é algo intangível.


No entanto, dá para associar os benefícios dessa preocupação:

Todos esses, valores palpáveis e mensuráveis, inclusive.


Um estudo realizado pelo LinkedIn apontou que um dos maiores obstáculos dos candidatos é não saber como é trabalhar em determinada empresa. Essa descoberta é uma oportunidade e tanto para explorar a marca empregadora.


Além disso, ao considerar uma proposta de trabalho, as pessoas fazem buscas sobre a empresa pretendida, reforçando a ideia de que a imagem deve ser a mais interessante e atrativa possível, especialmente no meio digital.


Como política de marketing, o employer branding ajuda a definir e manter defensores da marca. E estes acabam fazendo uma divulgação espontânea das qualidades que a organização oferece.


Sendo assim, quanto melhor a reputação da companhia, maior a chance de receber currículos qualificados. Desse modo, a oferta de bons candidatos para vagas disponíveis aumenta. E o processo seletivo ocorre com mais eficiência e em menor tempo.


Além da captação de bons profissionais, a retenção de talentos também é beneficiada. As técnicas de employer branding são eficazes e fazem com que os colaboradores se tornem defensores da marca. Essa atitude se transforma em um ciclo contínuo de boa reputação. Para o RH, é a situação ideal.


1. Quais outros benefícios podem ser observados?


Agora que a compreensão sobre o que é employer branding está melhor formada em sua mente, vamos entender de maneira mais aprofundada como esse conceito pode fazer a diferença na construção de uma marca sólida e de respeito no mercado?


Entre outras vantagens empresariais para a aplicação do que significa employer branding, estão:

  • novos talentos são atraídos para a sua empresa, muitos deles motivados com a ideia de que os seus esforços são popularmente recompensados;

  • a construção de um banco de talentos, isso é de grande valia;

  • o custo de recrutamento e seleção é menor, em decorrência dessa procura mais ativa dos profissionais do mercado;

  • o programa de desenvolvimento da empresa é melhor trabalhado a partir da recepção calorosa de seus colaboradores em engajar novas ideias e projetos;

  • os colaboradores também podem optar por fazer um plano de carreira na empresa — o que potencializa a retenção de talentos;

  • sua marca ganha um importante instrumento de divulgação: os próprios funcionários;

  • os resultados aumentam, gradualmente, e simplesmente por conta do afinco redobrado de suas equipes.

Deu para perceber o quanto aplicar o que é employer branding pode trazer benefícios internos e externos para o negócio? Afinal, gerar mais produtividade, reduzir os custos e promover a reputação da marca são qualidades que não podem ser ignoradas. Que tal conferirmos como isso funciona na prática?


Como o mercado reage ao employer branding?


Vamos começar com alguns exemplos de employer branding, presentes no mercado. O Google recebe, anualmente, milhões de novas candidaturas para fazer parte da equipe de profissionais. Tudo isso em decorrência da relação que a marca estabelece com os seus colaboradores. Fazem parte desse repertório que chama tanto a atenção dos profissionais:


O que considerar na implementação do employer branding?


Como destacamos, o que é employer branding é construído a partir de uma série de ações que, juntas, promovem um ambiente sustentável para todos. Para construir esse ambiente dentro da sua empresa é importante se concentrar em algumas etapas, como:


1. Planejamento


Como todo projeto, o planejamento se faz indispensável para a construção de resultados impactantes para a empresa. Aqui, é importante começar pelo objetivo em aplicar o que é employer branding:

Em seguida, você deve desenhar o plano de ação necessário para alcançar tais objetivos. Mais à frente vamos apontar as principais estratégias nesse sentido.


2. Foco


Todos alinhados em um só objetivo. Todos dispostos a contribuir, com a sua parte, para o sucesso dessa empreitada. Para isso a participação do setor de RH é fundamental:

  • sendo participativo;

  • envolvendo as lideranças;

  • comunicando os colaboradores (por exemplo: na rede social corporativa). Inclusive, convém a participação deles nesse processo.

Ao ter um apoio coletivo, a empresa consegue desenvolver o que é employer branding com mais facilidade e com menos imprevistos no caminho.


3. Experiências


Vale destacar, por fim, que as experiências são toda a sustentação do employer branding. É só pensar que, hoje em dia, a experiência de compra tem sido um dos grandes diferenciais para atrair e fidelizar clientes.


Aplicando isso para dentro da sua empresa, é de se considerar que essas iniciativas são indispensáveis para dialogar e relacionar-se com os colaboradores. E, assim, agregar mais valor à marca.


Quais estratégias colocar em prática com o employer branding?


Obviamente, para desenvolver uma estratégia de employer branding dentro de um negócio de forma personalizada, deve haver um conhecimento mais aprofundado sobre a essência da marca.


Dessa forma, práticas como as que mencionaremos a seguir, podem servir de auxílio para a criação de uma estratégia mais completa de employer branding e, mais do que isso, podem oferecer alguns insights sobre o assunto.


Segue abaixo dez sugestões para você e sua empresa colocar o employer branding em prática, vamos lá?


1. Planejamento e estratégia


Nenhum negócio vai muito longe se não tiver uma base sólida de planejamento e estratégia. Essa regra vale também para construir sua marca e torná-la forte entre os diversos públicos. O RH é responsável por estruturar as ações e prever o investimento em atividades pontuais como:

  • fortalecer a atração de candidatos para vagas específicas;

  • qualificar o ambiente de trabalho para reter os colaboradores;

  • reestruturar a cultura organizacional se for necessário.

O próximo passo consiste em definir o time que vai encabeçar o projeto, quais táticas serão utilizadas e preparar as lideranças para participarem da estratégia. O mais importante é que cada um conheça o papel que deve desenvolver.


Por fim, estabeleça indicadores e acompanhe o que está funcionando conforme o esperado. No planejamento também é importante definir qual mensagem a organização quer transmitir e qual público ela espera atingir.


2. Comunique sobre a marca empregadora e use o marketing digital


De certa forma, promover o employer branding é uma propaganda. Aliás, ações de marketing são aliadas como estratégia para dar visibilidade às empresas. A marca empregadora precisa ser comunicada.


A internet e as redes sociais são ótimas para esse fim. Em muitos casos, ter uma área de carreira no site institucional ajuda a atrair talentos e aproxima a organização dos profissionais em busca de oportunidades.


Invista também no marketing digital, mostre o cotidiano da empresa nas redes sociais, grave depoimentos dos colaboradores e promova campanhas de recrutamento. Trate os objetivos e propósitos da sua marca com transparência.


3. Tenha uma cultura organizacional forte e documentada


Ter uma cultura organizacional definida é a base para o desenvolvimento de diversos benefícios que surgem por meio dela. Essa cultura é a identidade da empresa, responsável por reunir todos os valores e as crenças do negócio, transformando-os em uma marca registrada e única.


Assim, ao planejar uma estratégia de employer branding, é necessário conhecer bem a sua marca. Caso a cultura organizacional da empresa seja fraca ou inexistente, esse é o momento de começar a investir nisso.


Primeiramente, uma boa prática de employer branding exige uma presença de identidade forte para que seja ainda mais enaltecida e atraia pessoas para trabalhar.


4. Ofereça um clima organizacional positivo


Um ambiente de trabalho agradável, diversificado e positivo favorece a produtividade e promove bem-estar entre os colaboradores. Os espaços compartilhados devem ser limpos e organizados.


Além disso, promova momentos de descontração entre os times. Organize confraternizações, coffee breaks, workshops, entre outras ações que melhoram a qualidade dos relacionamentos.


Não deixe de proporcionar espaços abertos ao diálogo e manter a gestão de pessoas sempre disponível para ouvir as necessidades do colaborador.


5. Reconheça colaboradores e invista numa boa política de benefícios


As empresas funcionam como engrenagens, em que cada um desenvolve seu papel para o bom andamento do que foi planejado. E cada tarefa conta, assim como cada colaborador é importante para o todo.


Fortalecer o employer branding exige reconhecimento das entregas que os profissionais fazem diariamente. Portanto, quando um trabalho é bem executado, o colaborador deve ser reconhecido. Ao perceber que seu esforço é valorizado, seu engajamento aumenta.


Nesse sentido, investir em uma política de benefícios corporativos, incluindo vantagens flexíveis, é essencial para fortalecer a marca empregadora. Personalizar esses benefícios considerando a diversidade dos colaboradores e de perfis, bem como ponderar as necessidades individuais de acordo com os novos modelos de trabalho híbrido e remoto, é um ponto positivo para a gestão.


6. Faça Onboarding adequado para novos colaboradores


O processo de onboarding é benéfico para o colaborador e para a empresa. A principal vantagem é a diminuição do turnover. Significa que, quanto mais informação e integração um novo colaborador receber nos primeiros dias, melhor será sua rotina de trabalho e sua performance na empresa.


O onboarding bem estruturado diminui a possibilidade de frustrações e aumenta a satisfação do recém-contratado. Além disso, os gestores conseguem repassar as demandas com mais facilidade, economizando tempo e adequando o colaborador ao novo cenário.


7. Implemente uma cultura de feedback


Para firmar ainda mais a sua marca empregadora, a aplicação de uma cultura de feedback dentro da empresa é um passo muito importante. Por meio dela, é possível ter mais informações sobre a percepção que cada funcionário tem.


Seja um feedback bom ou ruim, o importante é procurar sempre crescer e aprimorar ainda mais a relação da empresa com o profissional e, consequentemente, a imagem da sua marca empregadora.


8. Exerça a transparência


A gestão transparente é uma excelente maneira de fazer com que o colaborador sinta que pode confiar em você e na sua organização, podendo crescer com ela diante dos desafios e adversidades, sentindo-se mais confortável e respeitado no ambiente de trabalho.


9. Deixe que seus colaboradores repliquem


Quando sua empresa tem uma imagem e uma mensagem forte a ser passada, os colaboradores serão os responsáveis por tornar isso público. Trata-se de um processo quase espontâneo e faz parte de muitas estratégias de employer branding.


Vamos tomar como exemplo uma das empresas com uma das melhores estratégias de employer branding do mercado, o Google. Certamente, você já ouviu falar que lá é um dos melhores lugares para se trabalhar, não é? Então, por mais que isso seja verdade e que, de fato, a empresa ofereça condições incríveis para seus trabalhadores, grande parte desse “marketing feito” vem dos próprios colaboradores.


Acontece que, funcionários satisfeitos são uma prática orgânica de employer branding, que contribui mais do que se pode imaginar.


10. Defina sua Employment Value Proposition – EVP


A Employment Value Proposition (EVP) ou Proposta de Valor ao Empregado, é que define a diferença entre ser um colaborador em sua organização ou um empregado em qualquer outro lugar.

Proposta de Valor ao Empregado trata-se do conjunto de valores que uma Organização estabelece e oferece aos seus colaboradores. A Proposta de Valor ao Empregado envolve tudo que a empresa oferece ao colaborador em troca de seu tempo, esforços e desempenho. Ela deve ser composta tanto de valores tangíveis (benefícios, salário) quanto de valores intangíveis, que estão relacionados à cultura organizacional.

A valorização se concretiza em recompensas e benefícios oferecidos conforme o desempenho do profissional e as expectativas que os colaboradores têm sobre evolução na carreira.


A EVP deve ser divulgada entre os colaboradores para que todos tenham ciência do que está em jogo. E a organização tem o dever de cumprir o que propõe. Do contrário, a credibilidade será afetada e a percepção de empresa interessante para trabalhar cairá por terra.


 

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