top of page

Coaching como aliado ao RH

Uma das ou a mais importante responsabilidade do Recursos Humanos é o desenvolvimento pessoal dos colaboradores, o que este setor poderá fazer para alcançar o seu resultado?


A resposta é simples: Coaching. O coaching pode ser uma das soluções a serem implementadas no seu RH, e é comprovada como a melhor estrutura para o desenvolvimento de pessoas .


Para que fins o Coaching pode ser aliado do RH?


Coaching Para Líderes


É importantíssimo para aqueles que estão em uma posição de liderança. Entre diversos tipos de liderança, está o Líder Coach - o que todas as empresas devem buscar. Nessa liderança, um de seus fins é na identificação das habilidades dos colaboradores, auxiliando-os a liberarem seu máximo potencial. Ele visa a motivação da equipe, criando um clima de confiança, desenvolvimento, crescimento, espírito de cooperação etc.


O Líder Coach estimula pensamentos positivos e trabalha para que seus liderados reconheçam suas expectativas, saibam se autoavaliar, autogerenciar, automotivar e que busquem maximizar os seus pontos fortes com objetivo verdadeiro em aumentar a performance da equipe, incentivando cada colaborador a traçar um plano de ação para melhoria de desempenho.


Desenvolver os líderes da empresa para que se tornem Líderes Coaches é uma das medidas que o RH pode tomar para desenvolvimento pessoal, já que o próprio líder terá a capacitação correta e assertiva para desenvolver as pessoas da sua equipe, no dia a dia.


Coaching para colaboradores


Muitas empresas acreditam que o coaching não deve ser realizado para os colaboradores e somente para gestores. Coaching é um processo complexo e completo que, com a aplicação de ferramentas, técnicas e métodos, estimula o colaborador a se desenvolver pessoal e profissionalmente, conquistando resultados de alta performance.


Por meio do coaching, o colaborador desenvolve a Inteligência Emocional, o que faz com que ele tenha um relacionamento inter e intrapessoal muito melhor, saiba tomar decisões mais acertadas, tenha foco nas metas a serem alcançadas e, claro, tenha uma vida pessoal e profissional muito mais plena e feliz. Ou seja, com o coaching, há um desenvolvimento pessoal completo e que gera resultados imediatos para a empresa.


Coaching Executivo


O papel do coach no coaching executivo é facilitar o processo de aumento de produtividade, melhoria de performance e de indicadores de desempenho. O processo apresenta resultados expressivos, por promover junto aos executivos a possibilidade de novas visões sobre o negócio, a equipe e o cliente, de uma forma estruturada, com indicadores de desempenho, oportunizando crescimento do executivo e da empresa. Esse processo destina-se a diretores, CEO, CFO, Vice-Presidentes, Presidentes e Empresários.


Coaching Empreendedor


No coaching para empreendedores, o processo pode ter início quando da concepção do negócio, consolidação ou expansão. A análise do perfil do empreendedor, com base em pesquisas e artigos de origem internacional ou brasileira, traz maior segurança quanto ao entendimento da relação do perfil do empreendedor com o perfil do negócio escolhido ou a escolher.

As empresas atualmente demandam por um RH mais ágil e estratégico. Numa publicação da Harvard Business Review Brasil, dentre muitos itens que fazem a diferença num RH Ágil está o coaching. (Veja o artigo aqui).


A RHEIS Consulting possui estas e outras soluções para os processos de RH e práticas de Gestão de Pessoas, consulte-nos.


Sugestão de Livros:

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page