Empresas procuram candidatos com algumas competências pessoas difíceis de ensinar e medir. Soft skills são competências comportamentais ou atributos pessoais que você precisa ter para ser bem-sucedido no local de trabalho. Ao contrário das hard skills, chamadas competências técnicas, as soft skills são competências mais difíceis de definir e de medir. Normalmente, elas estão relacionadas à capacidade de interagir com outras pessoas no local de trabalho.
As soft skills também costumam ser mais difíceis de aprender do que as hard skills. Por isso, muitas vezes os empregadores acabam dando preferência a candidatos que tenham boa capacidade de se relacionar com outras pessoas, por exemplo, em detrimento daqueles que têm um nível mais alto de inglês. Eles entendem que seja mais fácil aprender um idioma, competência essencialmente técnica, do que melhorar a habilidade de relacionamento, que é uma competência comportamental.
Para saber qual o tipo de comportamento, os motivadores, competências e demais soft skills, é necessário um bom assessment utilizado por profissionais habilitados para tal. A RHEIS Consulting possui estes tipos de instrumentos de análise que ajudam as empresas, líderes, colaboradores e demais pessoas a saberem e desenvolverem as suas soft skills.
Robert Half aponta 10 habilidades comportamentais em alta
Para garantir a empregabilidade, os profissionais do futuro devem combinar familiaridade com as inovações tecnológicas, habilidades comportamentais e capacidade analítica. Isso porque a transformação digital e os avanços da tecnologia em todas as áreas e indústrias têm aumentado a competitividade das empresas, a disputa por vagas de trabalho e a exigência do aprendizado contínuo.
De acordo, com levantamento da Robert Half, a tendência é de que, até 2022, as habilidades mais demandadas na contratação de profissionais sejam: visão de negócio (opinião de 51% dos líderes), pensamento estratégico (48%), liderança (48%) e capacidade de adaptação (42%).
"Em função desta disputa, é fundamental que os profissionais cuidem não apenas da capacitação técnica, mas também desenvolvam as habilidades comportamentais, participando proativamente de grupos de trabalho, buscando agregar mais valor para a função que executam, para a área, negócios e para a empresa como um todo”, aponta Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half. Com base no Guia Salarial 2020, a Robert Half destaca as 10 habilidades comportamentais mais desejadas pelas empresas:
1) Boa comunicação:
O que é: a habilidade de se comunicar bem é a chave para profissionais trabalharem de forma integrada ao negócio. É essencial que eles possam traduzir questões técnicas de suas áreas para diferentes públicos, desde o corpo operacional até o CEO da empresa, além do público externo. Comunicação eficiente também é uma das bases para ser um bom gestor.
2) Bom relacionamento interpessoal
O que é: essa é uma habilidade essencial, já que o profissional precisa transitar por várias áreas. Para que haja uma interação entre os departamentos, os colaboradores de diferentes setores precisam se relacionar bem. Equipes sintonizadas nos objetivos organizacionais se relacionam harmoniosamente para atingir bons resultados nas suas áreas e na companhia, como um todo.
3) Dinamismo
O que é: colaboradores dinâmicos têm a capacidade de raciocínio rápido e conseguem fazer mais tarefas de forma mais rápida e ágil do que os demais. Isso potencializa sua produtividade e os seus resultados. Esta capacidade de administrar várias demandas simultaneamente é um grande diferencial competitivo, ainda mais numa era onde tudo acontece de forma veloz e as empresas precisam conquistar maior eficiência operacional e aprender a fazer mais com menos.
4) Domínio do idioma inglês
O que é: parece um assunto repetitivo, mas a maioria dos profissionais ainda não dominam uma segunda língua. Falar inglês é essencial, pois as empresas estão cada vez mais conectadas globalmente e o profissional que souber falar ou entender outro idioma, além de expandir seu conhecimento, poderá melhorar seu cargo ou salário.
5) Flexibilidade
O que é: bons profissionais sabem que as circunstâncias mudam rapidamente e é preciso ter capacidade para se adaptar na mesma velocidade. É importante não ter medo de mudar de rumo e também aprender como tirar vantagem de uma situação que parece perdida.
6) Hands on (mão na massa)
O que é: esse é o profissional que bota a mão na massa, faz junto e se aprofunda nas atividades. Sua mente é aberta para absorver novos conhecimentos. Ser produtivo e participar da execução dos trabalhos é a melhor forma para potencializar suas entregas para benefício de toda a equipe.
7) Orientado a resultados
O que é: é a capacidade que um profissional tem para focar na concretização dos objetivos da empresa e, assim, garantir que os resultados sejam alcançados conforme o esperado. Também possibilita impulsionar o crescimento de outros profissionais da equipe, pois o conhecimento partilhado contribui com os resultados a serem alcançados pela toda a organização.
8) Perfil multidisciplinar
O que é: é um profissional híbrido que aplica conhecimentos de outras áreas no setor em que é especialista, mesmo que não seja necessariamente sua formação. Ele tem uma visão sistêmica do negócio e busca conhecimento por conta própria, em cursos livres, especializações, palestras e workshops, por exemplo.
9) Senso de dono
O que é: hoje as empresas buscam profissionais que abracem os projetos com responsabilidade e a motivação de um empreendedor. É preciso ter postura ativa para apresentar soluções que possam viabilizar ou facilitar o exercício da atividade e, principalmente, expandir os negócios junto com a empresa.
10) Visão de negócio
O que é: ter uma consciência clara da direção para onde a empresa está indo é essencial para ser bem-sucedido. A visão clara do futuro vem junto com a habilidade de tomar as medidas necessárias para chegar lá. É necessário ver além do negócio, mas esse é um exercício complexo e envolvente. Esses profissionais combinam uma forte determinação com o desejo de crescer.
Qual a importância de desenvolver soft skills em sua organização?
Para desenvolver as habilidades de uma soft skills é preciso treiná-las. A dedicação e persistência são essenciais para esse desenvolvimento. A partir do seu autoconhecimento, é possível fazer uma análise de suas características, dando atenção ao que precisa desenvolver e ao que está mandando bem.
A RHEIS Consulting possui soluções de análise e desenvolvimento das soft skills, consulte-nos.
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