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CRM: O Guia Completo para Transformar sua Gestão de Relacionamento com Clientes

Atualizado: 26 de fev.

Você já imaginou como uma ferramenta pode transformar a maneira como sua empresa se relaciona com os clientes? O CRM (Customer Relationship Management) é a chave para gerenciar relacionamentos, aumentar vendas e melhorar a eficiência operacional. Neste artigo, vamos explorar o que é CRM, como ele funciona e por que sua empresa precisa de uma estratégia bem definida.


O que é CRM?


O CRM, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, refere-se à tecnologia e aos processos que uma organização usa para gerenciar seus contatos, tanto externos (como clientes e leads) quanto internos (como funcionários). Embora o foco principal seja fortalecer relações com clientes, um CRM também pode ser usado para otimizar processos internos, como administrativos, RH e financeiro.


Benefícios do CRM para sua Empresa:


  1. Conversão dos Clientes Certos: Acompanhe leads e oportunidades de vendas de forma organizada.

  2. Atrair os Melhores Clientes: Use dados para identificar e atrair clientes ideais.

  3. Criar Relacionamentos Sólidos: Personalize interações com base no histórico do cliente.

  4. Aumentar a Produtividade: Automatize tarefas repetitivas e foque no que realmente importa.

  5. Melhorar o Atendimento ao Cliente: Ofereça um serviço rápido e personalizado.

  6. Retenção de Clientes: Identifique sinais de desinteresse e aja proativamente.

  7. Experiência do Cliente Simplificada: Integre equipes e ofereça uma jornada consistente.


Estratégia CRM vs. Tecnologia CRM:


  • Tecnologia CRM: É a plataforma que organiza e rastreia dados do cliente, facilitando a comunicação e o gerenciamento de funis.

  • Estratégia CRM: São os processos que definem como a tecnologia será usada para alcançar objetivos específicos, como aumentar vendas ou melhorar o atendimento.


Como Implementar uma Estratégia CRM:


  1. Identifique Desafios Internos: Encontre gargalos que dificultam a experiência do cliente.

  2. Mapeie a Jornada do Consumidor: Entenda como os clientes interagem com sua marca.

  3. Defina Métricas: Estabeleça KPIs para medir o sucesso da estratégia.

  4. Integre Departamentos: Garanta que todas as áreas da empresa estejam alinhadas.


Recursos Essenciais de um CRM:


  1. Gerenciamento de Funil: Visualize e otimize cada etapa do ciclo de vendas.

  2. Integração de E-mail: Automatize comunicações e acompanhe interações.

  3. Gerenciamento de Atividades: Organize tarefas e priorize ações.

  4. Relatórios de Vendas: Acompanhe desempenho e tome decisões baseadas em dados.

  5. Previsão de Vendas: Antecipe resultados e planeje estrategicamente.


Leia também: Ferramentas de IA.

Qual CRM adquirir?


Agora é com você. Neste guia traçamos um mapa completo do que buscar em um CRM. Agora você já sabe que uma plataforma CRM vai não apenas tornar seus vendedores mais eficientes, mas também trazer resultados melhores para a empresa.


Segue na ordem aleatória, alguns dos melhores e principais CRMs do mercado:



1. Pipedrive


O Pipedrive é a ferramenta CRM mais bem avaliada por clientes disponível no mercado. Criado para crescer com sua equipe, é oferecido centenas de integrações para que você possa automatizar seu processo e focar em vender.


Você pode escolher um dos nossos planos para acessar todos os recurso, incluindo aqueles específicos que vão beneficiar sua empresa. Os recursos de CRM do Pipedrive foram desenvolvidos em torno da filosofia de vendas baseadas em atividades.


Os produtos do Pipedrive incluem: Software de vendas, Software de e-mail marketing, Integrações do Marketplace, Software de geração de leads, Rastreamento de visitantes do site, Documentos e modelos etc.


O Pipedrive é reconhecido como uma ferramenta de CRM de alta qualidade e ganhou mais de 6 prêmios de liderança do setor apenas este ano. Expanda a capacidade do Pipedrive com centenas de aplicativos e mais de 350 integrações. O Pipedrive permite fazer um teste por 30 dias 100% gratuito.


2. HubSpot


A HubSpot é uma plataforma de CRM com todos os softwares, integrações e recursos necessários para conectar marketing, vendas, gestão de conteúdo e atendimento ao cliente. Cada produto da plataforma é potente por si só, mas eles se tornam imbatíveis quando usados em conjunto.



Os produtos da HubSpot incluem: Marketing Hub, Sales Hub, Service Hub, CMS Hub, e Operations Hub.


3. Ploomes



O Ploomes está entre os melhores CRMs de vendas do Brasil. A ferramenta oferece os melhores recursos de automação para que você possa ter maior controle sobre o seu processo comercial e consiga gerenciar melhor as estratégias e o desempenho do seu time de vendas: Controle do funil de vendas, Criação de fluxos de trabalho inteligentes, Segmentação de clientes, Gestão de pós-vendas, Arquitetura de preços, Controle de estoque e Gestão à vista.



4. Moskit CRM


O Moskit é um CRM focado na gestão de vendas. Reunindo todas as vantagens que um CRM entrega para o usuário, o Moskit se destaca por ser uma ferramenta 100% brasileira e desenvolvida com foco nos usuários do país. Com funcionalidades únicas, e que fazem sentido para o mercado brasileiro, o Moskit tem a grande vantagem de se adaptar perfeitamente a qualquer tipo de negócio, pois entende as necessidades dos vendedores e gestores.



O Moskit CRM também oferece integrações, estas que fazem sentido para o usuário e contribuem para que todo o potencial das negociações seja extraído.


5. Zoho CRM


O Zoho CRM é uma plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente baseada em nuvem omnichanel que ajuda empresas globais a assumir o controle de seus processos de negócios para construir relacionamentos duradouros com os clientes. A plataforma baseada na web pode ser personalizada para atender a setores de todos os tipos e tamanhos. O Zoho CRM oferece integração com mais de 40 produtos Zoho e estende sua capacidade com mais de 300 extensões de aplicativos de terceiros, incluindo G Suite, Office 365, Salesforce e outros aplicativos populares.


O Zoho CRM possui uma assistente de vendas chamada Zia, uma tecnologia de Inteligência Artificial (IA) que ajuda representantes individuais e equipes de vendas a detectar anomalias no processo de vendas antes que elas ocorram, sugere o melhor momento para entrar em contato com um cliente potencial e estuda seus padrões de vendas. Zia pode fornecer a cada representante de vendas dados de CRM personalizados, alertas inteligentes, lembretes de tarefas e sugestões para auxiliar nas vendas.



6. Nectar


O Nectar CRM é uma plataforma que otimiza as atividades de vendas e atendimento ao cliente. Ele centraliza informações dos clientes, automatiza tarefas repetitivas e facilita a comunicação, permitindo que a equipe de vendas se concentre em atividades estratégicas. 


A plataforma oferece relatórios detalhados, integra-se com outras ferramentas e proporciona uma visão unificada do cliente. Com sua facilidade de uso, customização, suporte técnico e segurança dos dados, o Nectar CRM é ideal para empresas que buscam melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar a eficiência das vendas. O sistema possui CRM Mobile para você acompanhar suas vendas. 


Quer saber mais? Acesse o site e confira!


7. PipeRun


A PipeRun é um CRM de Vendas que possui uma solução completa e integrada, oferecendo diversos recursos para otimizar a gestão comercial do seu negócio. Com funcionalidades avançadas, suporte técnico qualificado e serviços de consultoria especializados, a PipeRun é considerada uma das melhores opções do mercado. 


O CRM de Vendas da PipeRun oferece diversos recursos técnicos que otimizam os processos comerciais. Alguns dos principais incluem:


  • Geradores de scripts para botão de WhatsApp, ContactForm 7 e landing pages Unbounce;

  • Integrações nativas, como central de integrações, parceiros integradores, integrações via Plugin Zapier e Pluga, e Plugin WordPress;

  • Webservices e Webhooks, com Integrador de Json de entrada, mapeador de/para de Json entrada, mapeador de Layouts de saída e integrador de Json de saída;

  • APIs avançadas que facilitam a customização e integração com outras ferramentas.


A PipeRun também oferece alguns serviços para garantir que você obtenha o máximo da sua plataforma CRM. São eles: 


  • Atendimento: suporte por telefone, ChatWeb e WhatsApp, base de conhecimento e vídeos da PipeRun Academy, comunidade de usuários e central de sugestões de melhoria de produtos. Tudo isso em português do Brasil;

  • Consultorias: serviços de implantação – implementation success, desenvolvimento de projetos, serviços de horas de consultoria técnica e serviços de customer success.



Conclusão


O CRM é muito mais do que uma ferramenta de gestão; é um aliado estratégico para o crescimento sustentável da sua empresa. Ao implementar uma solução CRM eficaz, você não só melhora a experiência do cliente, mas também aumenta a produtividade da equipe e impulsiona os resultados do negócio. Está pronto para dar o próximo passo? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar você a transformar sua gestão de relacionamento com clientes.


Para conhecer outros CRMs, acesse nossa página.


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