O Customer Relationship Management (CRM) em português é Gestão de Relacionamento com o Cliente, refere-se à tecnologia e aos processos que uma organização usa para gerenciar seus contatos, tanto externos quanto internos, como por exemplo:
Assinantes de listas de e-mail
Leads de vendas
Oportunidades de vendas
Clientes
Apoiadores
Funcionários
Não se deixe enganar pela palavra “clientes”: embora a meta seja usar esses dados do cliente para construir e fortalecer relações, um CRM também pode ser usado para gerenciar relacionamentos com indivíduos em todos os níveis e em processos internos tais como administrativos, RH, financeiro etc.
A prática de gerenciamento de relacionamento com clientes inclui não apenas as diretrizes sobre como direcionar interações, mas também ferramentas CRM para organização e rastreamento de informações relevantes necessárias para encontrar clientes potenciais, criar o engajamento dos leads, fechar negócios, manter clientes, estabelecer relações mais sólidas, aumentar vendas, criar um serviço ao cliente mais personalizado e, enfim, tornar os processos mais eficientes.
Internamente, um CRM pode ajudar vendedores a automatizarem suas atividades de vendas enquanto gerentes acompanham o desempenho da equipe. Com um CRM, você vai saber exatamente quando precisa entrar em contato com seus leads, o que dizer e como dizer.
O tópico CRM e o desafio de escolher o melhor sistema para a sua empresa pode ser intimidador. Queremos explicar o que é o customer relationship management (gerenciamento de relacionamento com clientes) e mostrar como um software CRM pode ajudar na criação de uma base para o crescimento sustentável de negócios.
Informações básicas e os benefícios de um CRM
Aqui vamos mostrar como as plataformas CRM funcionam e os benefícios de usar uma em sua organização.
Estratégia CRM, tecnologia e como tudo isso funciona junto
Antes de começar a tratar dos benefícios tangíveis dos CRMs, é importante entender a diferença entre a tecnologia CRM e a estratégia CRM.
Resumindo, a principal diferença é:
Tecnologia CRM: Age como plataforma central onde os dados do cliente podem ser organizados, usados e compartilhados de maneira segura. Fornece funcionalidade para gerenciamento de funil e relatórios, assim como a possibilidade de comunicação e rastreamento de conversas com seus contatos.
Estratégia CRM: Estes são os processos que as organizações criam para padronizar e otimizar o modo como a tecnologia CRM é usada. Para usar a tecnologia CRM da melhor forma, você precisa de uma estratégia focada no cliente. No entanto, esta deve ser possibilitada pela tecnologia, e não o contrário.
Para usar a tecnologia CRM da melhor forma, você precisa de uma estratégia focada no cliente. No entanto, esta deve ser possibilitada pela tecnologia, e não o contrário.O seu CRM não deve ser visto como uma vantagem tática.
As organizações mais bem sucedidas usam o CRM como uma função estratégica em todas as áreas da empresa. Isso ajuda ainda mais a quebrar as barreiras entre vendas, marketing e equipes de customer success.
Então, como definir, integrar e executar uma estratégia CRM?
Comece analisando todas as funções da sua organização. Isso significa vendas e marketing, assim como outros departamentos como customer success, execução, equipes de produto e suporte técnico.
Além disso é preciso avaliar as outras tecnologias usadas na organização e como elas contribuem com a estratégia CRM. Plataformas que giram em torno de inteligência de negócio, automatização de marketing e e-commerce devem ser avaliadas.
Abaixo você encontra um processo simples de avaliação em quatro passos para criar a base da sua estratégia CRM:
1. Identifique desafios internos
Procure os gargalos que podem dificultar a compra por parte do cliente. Da mesma forma, identifique áreas em que sua equipe tem dificuldades de comunicação com clientes.
2. Mapeie a jornada do consumidor
Documente como seus clientes o encontram, como eles interagem com a marca e como consomem seu conteúdo. Seu processo de vendas deve caminhar lado a lado com a jornada do cliente e guiá-lo para onde ele precisa ir.
3. Defina suas métricas
Comece estabelecendo referências para seus resultados de vendas atuais. A partir disso, você pode identificar as atividades de vendas que ajudam a melhorar essas KPIs.
4. Marcos da empresa
Ao adotar um novo CRM, preste atenção em lançamentos de produtos e eventos. Fique ligado para evitar problemas técnicos.
Criando sua estratégia CRM
Com a finalização dessa preparação, você vai perceber quanto trabalho é necessário para implementar a plataforma CRM e processos novos. Tudo isso vai depender dos seus processos e sistemas já existentes.
Ao criar a estratégia CRM, inclua os seguintes princípios:
Visão: Como vai ser a integração CRM em todos os departamentos?
Cultura: A organização está preparada para um processo de vendas centrado no cliente?
Jornada: Um mapa bem documentado da experiência do cliente.
Ensino: Crie material de treinamento para equipes internas e externas envolvidas.
Comunicação: Como o progresso e a documentação serão compartilhados?
Liderança: Quem está liderando? Quais são as responsabilidades de cada membro da equipe?
Valor: Como os benefícios de uma estratégia e tecnologia CRM vão ser comunicados?
Tecnologia: Uma visão geral da plataforma e por que ela foi selecionada.
Implementação: Um plano documentado sobre como a tecnologia e novos processos serão implementados.
Sucesso: Como você vai saber quando a estratégia foi implementada? Quais KPIs serão medidas?
A sua estratégia CRM deve contar com dados e comunicação para ser implementada de maneira eficaz. Tudo começa com a compreensão da jornada do cliente. A partir daqui, os seus processos CRM precisam funcionar para melhorar essa jornada.
A estratégia também precisa servir para dar poder às equipes de vendas. Ao criar uma estratégia de CRM que ajuda o cliente a conseguir aquilo que ele quer, você provavelmente começará a ver resultados melhores em suas atividades de vendas.
Como a tecnologia CRM melhora seus processos de vendas
Você sabe como plataformas CRM impactam processos e esse é o primeiro passo para uma implementação de sucesso. Agora é hora de ver como isso acontece. Isso significa investigar os aspectos humanos do CRM e como eles funcionam da perspectiva de gerentes e vendedores.
Como você vai ver na próxima seção, a automatização é um dos maiores benefícios que uma plataforma CRM pode trazer. Em vez de executar manualmente tarefas como contato, follow up e qualificação, os CRMs podem ajudar na hora de automatizá-las. Isso permite que vendedores possam focar em atividades de maior impacto.
Esse nível de automatização pode beneficiar outras áreas da empresa. Por exemplo, o marketing pode contribuir para a qualificação através da pontuação de leads. A cada vez que um lead interage com sua marca, a pontuação aumenta. Quando um certo número de pontos for atingido, o lead passa de “lead qualificado pelo marketing” (MQL) para “lead qualificado pelas vendas” (SQL).
Esse é o momento perfeito para avaliar quais etapas do seu funil de vendas estão causando o maior impacto. Converse com clientes que fecharam negócios entre os últimos três e seis meses. Pergunte a eles o que mais agradou na comunicação entre vocês. Descubra o que não foi tão útil para eles.
As entrevistas e pesquisas com clientes podem ajudar na melhor compreensão de processos e quais áreas podem ser automatizadas e otimizadas.
Benefícios do CRM para toda a organização
Quando falamos sobre CRMs, a maioria das pessoas pensa em vendas, mas os benefícios podem se estender por toda a empresa. Por quê? Porque a ferramenta não apenas aumenta as vendas, como também melhora a experiência do cliente por completo.
Como Graham Hawkins do Sales Tribe coloca, o seu CRM deve oferecer todo o necessário para que você possa servir os clientes:
Para realmente "gerenciar o relacionamento com o cliente", o CRM deve disponibilizar muitas métricas de customer success. Isto é, dados e informações sobre o comprador e os problemas atuais que a empresa dele enfrenta.
Organizar e sintetizar dados de clientes ficou fácil, no entanto vivemos em um mundo em que compradores esperam que você:
Conheça-os
Personalize cada interação
Ensine-os
Antecipe necessidades
Neste cenário, o CRM deve realmente focar em fornecer os melhores dados sobre intenção de clientes, eventos de gatilho e voz social.
1. Conversão dos clientes certos
O setor de marketing capta os leads e passa-os para as vendas. Mas sem o uso de um sistema, é difícil rastrear todas as oportunidades e atividades de follow up.
Uma boa plataforma CRM ajuda a rastrear todas as suas atividades de vendas. Cada lead pode ser rastreado, atribuído a um usuário e acompanhado ao longo do funil de vendas.
2. Atrair os melhores clientes
Conforme você coleta dados de leads e clientes, pode definir quem são os melhores. Use estas informações para trabalhar com equipes de marketing para tentar encontrar ainda mais clientes com o perfil ideal.
3. Criar bons relacionamentos
Em cada conta há indivíduos. Estas são as pessoas que irão fechar a compra com você. Além disso, eles também têm seus próprios desafios para superar. Use sua plataforma CRM para entender:
Comunicações e pontos de contato anteriores
Metas e desafios das pessoas
Mensagens personalizadas direcionadas para os clientes
Em quais produtos, serviços e pacotes eles estão interessados
O melhor momento para entrar em contato
ROI de vendas mais forte
Embora a aquisição de clientes seja chave para o crescimento, nada bate a retenção. Fazer o upselling e oferecer novos produtos e serviços para clientes existentes ajuda a balancear os custos de aquisição de novos.
Procure por oportunidades para renovar e agregar mais valor para seus clientes.
4. Funcionários mais produtivos
Os CRMs e as plataformas de automatização de marketing podem ajudar a liberar espaço no dia a dia de equipes, já que há menor necessidade de ter que lidar com tarefas repetitivas. Em vez de seguir os processos manualmente, as plataformas podem automatizar os fluxos de trabalho e atividades mais comuns, assim o foco pode recair sobre o trabalho de maior impacto.
5. Surpreenda seus clientes
Suas equipes de suporte trabalham incansavelmente para oferecer o melhor serviço aos seus clientes. A tecnologia CRM pode tornar isso ainda mais fácil. Ao ter um mapa da jornada do cliente em mãos, o suporte pode proporcionar um serviço rápido e extremamente personalizado.
6. Melhor retenção de clientes
Entender cada relação com os clientes permite que você entre em contato no momento certo, construa relações mais sólidas e parta para a ação quando o cliente der sinal de que está perdendo o interesse. Use processos CRM para automatizar os pontos de contato e os dados para personalizar as mensagens enviadas.
7. Experiência de cliente mais simplificada
Os executivos estão acostumados com o gerenciamento de funcionários, mas geralmente eles permitem que os próprios vendedores lidem com clientes e contatos - sejam estes leads B2C ou outras empresas (B2B). Isso significa que pode haver várias maneiras de operar dentro da mesma empresa.
Adotar uma solução CRM e integrá-la em várias equipes pode ajudar a mudar isso.
Você vai poder criar uma experiência mais simplificada para clientes conforme eles passam pelo funil, já que equipes diferentes que estão usando a mesma ferramenta terão acesso aos mesmos dados de clientes.
O papel da tecnologia CRM
Nesta seção vamos dar uma olhada mais profunda nas tecnologias CRM. Você vai saber quais recursos deveria priorizar, como se comunicar com os responsáveis pela tomada de decisões e persuadir as partes principais e como deve ser o processo de seleção para encontrar o vendedor certo.
Por que você deveria investir em uma plataforma CRM?
Há muitas razões para investir em um CRM, e vamos tratar de cada uma delas em detalhes para ajudá-lo a entender a importância da adoção de uma boa plataforma.
1. Todos cometem erros
Você consegue lembrar de cada informação de interações e reuniões com clientes? É muito improvável e, mesmo que você faça anotações à mão, elas podem acabar se perdendo.
Não basta confiar apenas na memória. Use uma tecnologia CRM para armazenar informações essenciais de conversas. Treine suas equipes de vendas para anotar estas informações assim que uma ligação ou reunião for encerrada.
Isso não apenas leva a vendas e processos de follow up mais eficientes, como também significa mais dados coletados a longo prazo.
2. Monitore as métricas fundamentais
Sem uma plataforma CRM, você provavelmente vai acabar cheio de planilhas de Excel para monitorar comunicações, números de vendas e negócios.
É bom manter o controle dessas coisas, mas se tudo estiver compartimentalizado, pode haver dificuldade na comunicação entre as equipes. Não apenas isso, também pode ser muito mais difícil obter informações úteis a partir desses números.
Com uma plataforma CRM, todos os dados de vendas, marketing e comunicação estarão em um só lugar. Isso vai permitir que você crie previsões de vendas mais precisas e um processo de vendas baseado em um modelo de previsão de lucro.
3. Segurança de dados
Outro aspecto negativo de armazenar dados em planilhas é a falta de segurança. Além disso, é mais difícil recuperar dados caso eles sejam perdidos ou os arquivos sejam corrompidos.
Com o Regulamento Geral sobre Proteção de Dados (GDPR) em vigor desde 2018, você poderá enfrentar sérios problemas legais caso não mantenha os dados de clientes em segurança.
4. Colaboração em toda a empresa
Um dos problemas na desorganização de dados do cliente é a dificuldade em trabalhar com outras equipes. Todos têm a sua maneira de fazer as coisas e os dados podem acabar duplicados em diversas partes.
Ao unificar a organização em uma única plataforma, você cria um padrão e um único local para armazenar dados. A equipe de marketing consegue ver quais canais estão gerando leads e a de vendas pode acessar o histórico de dados para melhorar as comunicações.
5. Melhor serviço ao cliente
Os benefícios acima se estendem ao modo como você interage e conquista clientes. Como todas as interações são registradas no mesmo lugar, as equipes de serviço ao cliente podem ver o histórico da relação de um cliente com sua marca.
Esta informação permite que a equipe de serviço ao cliente personalize interações. Por exemplo, digamos que uma pessoa conversa mais com a equipe de vendas por telefone. Ao ver essa informação no CRM, o serviço ao cliente pode marcar uma ligação, ao invés de tentar conversar por e-mail.
Recursos cruciais para procurar em um CRM
Nem todos os CRMs são criados da mesma maneira. Alguns oferecem uma versão light da plataforma, com soluções mais acessíveis às custas de recursos fundamentais para a empresa.
Outros cobram valores exorbitantes e oferecem muitos recursos, tornando a experiência do usuário bastante confusa. Ao avaliar sistemas CRM, veja se eles incluem as funcionalidades que você precisa para ajudar seus vendedores.
Então, como escolher o software CRM certo para beneficiar sua empresa? Fique de olho nos seguintes recursos.
1. Gerenciamento de funil
O funil de vendas é parte vital da sua organização. Ele ajuda a medir onde estão as oportunidades e as dificuldades no ciclo de vendas, além de ajudar na criação de previsões de vendas precisas.
Mas o que é exatamente um funil de vendas? Simplificando, com o funil você consegue ver onde cada cliente se encontra no ciclo de vendas.
Ele mostra quantos negócios têm a expectativa de serem fechados em uma semana ou mês específico. Além disso, você consegue ter informações sobre a performance de vendedores e se eles estão próximos de atingirem metas estabelecidas.
Com cada etapa do funil de vendas mapeada, é possível melhorar e otimizar as atividades. Por exemplo, se há uma taxa de perda acima da média entre as etapas de proposição e negociação, você pode trabalhar com sua equipe para tentar novas abordagens para melhorar os números.
O bom gerenciamento de funil deve oferecer uma interface visual clara que permita que os vendedores tomem a ação correta. Ele deve:
Ter clareza: cada funil deve ser segmentado por etapa, o que permite que seus vendedores priorizem as atividades
Oferecer estatísticas úteis: encontre as métricas certas com facilidade e responda rapidamente às perguntas, identificando quais etapas precisam melhorar
Ser totalmente personalizável: todos os processos de vendas são diferentes, por isso seu CRM deve permitir que você adapte os recursos de gestão de funil de acordo com suas necessidades
Ser intuitivo: Adicionar novos negócios e contatos precisa ser fácil, assim como movê-los ao longo do funil
2. Integração de e-mail
Acompanhar e manter o controle das comunicações pode ser bem estressante. Se os seus dados e e-mail estão espalhados, gerenciar o contato com clientes pode ser difícil.
Por esta razão, os melhores CRMs já possuem funcionalidades de e-mail em suas plataformas. Basta integrar contas do Gmail, Outlook ou SMTP para enviar e-mails e marcar follow ups.
Procure por estes recursos de e-mail ao avaliar CRMs:
Caixa de entrada: as ferramentas de gerenciamento de e-mail que sincronizam com sua caixa de entrada e incluem rastreamento e modelos de e-mail que podem ser usados imediatamente
Modelos personalizáveis: crie modelos de contato e follow up que podem ser inseridos e personalizados direto em seu CRM, incluindo assinaturas personalizadas que vão agregar valor para os destinatários
Marque atividades: atualize informações de contato e marque atividades sempre que precisar sem ter que sair dos e-mails movendo os negócios ao longo dos funis
Acompanhamento avançado: fique sabendo quando um lead abrir o e-mail, clicar em um link ou visualizar um anexo e use estes gatilhos como sinais para tomar uma ação
O e-mail é o sistema nervoso central das comunicações de vendas. Seja mais produtivo usando ferramentas que tornam o contato e o follow up ainda mais fáceis.
3. Gerenciamento de atividade
O seu funil de vendas é a atração principal e as atividades correm em paralelo. As atividades de vendas contribuem para o fluxo do negócio e podem ajudar no sucesso ou não das vendas.
Suas atividades de vendas são gerenciáveis e são o que você mais pode controlar. O aumento do faturamento é a meta, mas não é possível de ser controlado, mas você pode controlar o que faz para atingir as metas.
Essas atividades incluem ligações, follow up de e-mails e agendamento de reuniões e seus vendedores podem controlar tudo isso. Como gerente, você deve ajudá-los a se tornarem melhores nisso.
A funcionalidade de gerenciamento de atividades torna isso muito mais fácil.
Fique de olho nos seguintes recursos de gerenciamento de atividades:
Agendamento de atividade: conecte atividades a um negócio, contato ou organização e veja-as em seu calendário ou lista de tarefas
Atribua atividades: certifique-se de que os vendedores estejam trabalhando nas atividades certas atribuindo atividades específicas de acordo com o perfil do negócio ou cliente
Personalize tipos de atividades: assim como os negócios, as atividades podem variar de organização para organização. Plataformas CRM realmente boas vêm com rastreamento básico de atividades, mas também devem permitir que você adicione os seus
Lembretes: você precisa ter uma visão clara dos prazos de atividades (e atividades atrasadas). Além disso, é preciso ter a opção de receber lembretes ou notificações para saber quando atividades importantes precisam ser completadas
4. Gerenciamento de contatos
O propósito do CRM é ajudá-lo na gestão de relacionamento com clientes. Por isso faz sentido que as melhores plataformas proporcionem a maior quantidade possível de informações sobre os clientes.
Isso inclui detalhes sobre organizações, detalhes de contatos, rastreamento de e-mails (e-mails abertos etc) e linha do tempo de comunicação.
Melhor ainda, boas plataformas CRM conseguem obter contatos de outras fontes, como o LinkedIn e outras plataformas sociais. Esse enriquecimento de dados pode fornecer muitas informações sem precisar de muito esforço. Use os dados obtidos para personalizar as interações com seus clientes potenciais.
Além disso, você consegue agendar atividades de vendas, atribuir contatos a vendedores e enviar e-mails diretamente da tela de contato. Escolha um CRM que fornece o máximo possível de informações sobre contatos.
5. Relatórios de vendas
Com tantos dados disponíveis, o seu CRM deve mostrar o que você deve fazer com eles. Os relatórios de vendas devem ajudar a responder as principais questões. Isso pode incluir razões pelas quais alguns vendedores se saem melhor do que outros e se você está no caminho certo ou não para atingir as metas anuais, por exemplo.
Bons gerentes devem saber quantos contatos e atividades são necessários para fechar um negócio. Você também precisa saber quanto tempo leva para fechar um negócio e onde estão as maiores dificuldades.
Essas informações não são obtidas com adivinhações, por isso seu CRM precisa ter recursos de relatórios para ajudá-lo a entender melhor os esforços de vendas. Um painel de vendas com informações em tempo real ajuda a focar no status de negócios e desempenho de vendedores.
Estes são os recursos que você deve procurar:
Painéis visuais: os melhores painéis de vendas são simples e apresentam detalhes sobre suas informações mais valiosas. Encontre um CRM que simplifique dados de vendas
Relatórios personalizados: foque nas métricas importantes. O seu CRM deve oferecer as informações que você precisa, seja sobre número de negócios abertos por etapa ou em um determinado período de tempo, por exemplo
Classificação por produto: você também precisa ver seus relatórios com base em desempenho de venda de produtos e serviços específicos, incluindo volume e descontos
Isso não apenas torna o gerenciamento de vendas mais eficiente, como também torna a organização mais dinâmica. Vendedores costumam adorar competição, por isso tornar os relatórios parte central da sua estratégia de liderança pode ser bem interessante para estimular isso.
6. Previsão de vendas
Uma ferramenta de previsão de vendas ajuda a automatizar o seu processo de gestão. Isso também pode ajudar seus vendedores a manterem o foco sem que você precise pressioná-los. Na verdade, isso vai permitir que os vendedores possam se concentrar no que eles fazem de melhor: vender.
Uma boa ferramenta de previsão permite que os vendedores entendam em quais atividades e negócios focar para evitar surpresas desagradáveis.
No que você deve prestar atenção em uma ferramenta de previsão de vendas:
Visão de negócios em andamento: veja o valor total de negócios em andamento e organize-se com base nas datas de fechamento esperadas
Personalização: personalize as visões de previsão com base nas datas e métricas mais importantes.
Leia também: Ferramentas de IA.
Qual CRM adquirir?
Agora é com você. Neste guia traçamos um mapa completo do que buscar em um CRM. Agora você já sabe que uma plataforma CRM vai não apenas tornar seus vendedores mais eficientes, mas também trazer resultados melhores para a empresa.
Segue na ordem aleatória, alguns dos melhores e principais CRMs do mercado:
1. Pipedrive
O Pipedrive é a ferramenta CRM mais bem avaliada por clientes disponível no mercado. Criado para crescer com sua equipe, é oferecido centenas de integrações para que você possa automatizar seu processo e focar em vender.
Você pode escolher um dos nossos planos para acessar todos os recurso, incluindo aqueles específicos que vão beneficiar sua empresa. Os recursos de CRM do Pipedrive foram desenvolvidos em torno da filosofia de vendas baseadas em atividades.
Os produtos do Pipedrive incluem: Software de vendas, Software de e-mail marketing, Integrações do Marketplace, Software de geração de leads, Rastreamento de visitantes do site, Documentos e modelos etc.
O Pipedrive é reconhecido como uma ferramenta de CRM de alta qualidade e ganhou mais de 6 prêmios de liderança do setor apenas este ano. Expanda a capacidade do Pipedrive com centenas de aplicativos e mais de 350 integrações. O Pipedrive permite fazer um teste por 30 dias 100% gratuito.
2. HubSpot
A HubSpot é uma plataforma de CRM com todos os softwares, integrações e recursos necessários para conectar marketing, vendas, gestão de conteúdo e atendimento ao cliente. Cada produto da plataforma é potente por si só, mas eles se tornam imbatíveis quando usados em conjunto.
Os produtos da HubSpot incluem: Marketing Hub, Sales Hub, Service Hub, CMS Hub, e Operations Hub.
3. Ploomes
O Ploomes está entre os melhores CRMs de vendas do Brasil. A ferramenta oferece os melhores recursos de automação para que você possa ter maior controle sobre o seu processo comercial e consiga gerenciar melhor as estratégias e o desempenho do seu time de vendas: Controle do funil de vendas, Criação de fluxos de trabalho inteligentes, Segmentação de clientes, Gestão de pós-vendas, Arquitetura de preços, Controle de estoque e Gestão à vista.
Faça o teste ou peça uma demonstração gratuita agora.
4. Freshmarketer e Freshsales CRM
O Freshmarketer é um do grupo Freshworks. Ele é um CRM de marketing específico para seus negócios de comércio eletrônico: Impulsione o engajamento multicanal personalizado. Interaja com os compradores de qualquer lugar e forneça experiências multicanais consistentes por e-mail, WhatsApp, SMS, chat ao vivo, redes sociais e muito mais usando uma única solução.
Já o Freshsales é um CRM mais local. Identifique rapidamente leads de alta intenção e acelere o acompanhamento. O recurso de pontuação de contato do Freddy AI ajuda você a priorizar e personalizar o engajamento dos clientes, oferecendo uma compreensão maior do comportamento dos clientes em seu site ou aplicativo.
5. Moskit CRM
O Moskit é um CRM focado na gestão de vendas. Reunindo todas as vantagens que um CRM entrega para o usuário, o Moskit se destaca por ser uma ferramenta 100% brasileira e desenvolvida com foco nos usuários do país. Com funcionalidades únicas, e que fazem sentido para o mercado brasileiro, o Moskit tem a grande vantagem de se adaptar perfeitamente a qualquer tipo de negócio, pois entende as necessidades dos vendedores e gestores.
O Moskit CRM também oferece integrações, estas que fazem sentido para o usuário e contribuem para que todo o potencial das negociações seja extraído.
6. Zoho CRM
O Zoho CRM é uma plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente baseada em nuvem omnichanel que ajuda empresas globais a assumir o controle de seus processos de negócios para construir relacionamentos duradouros com os clientes. A plataforma baseada na web pode ser personalizada para atender a setores de todos os tipos e tamanhos. O Zoho CRM oferece integração com mais de 40 produtos Zoho e estende sua capacidade com mais de 300 extensões de aplicativos de terceiros, incluindo G Suite, Office 365, Salesforce e outros aplicativos populares.
O Zoho CRM possui uma assistente de vendas chamada Zia, uma tecnologia de Inteligência Artificial (IA) que ajuda representantes individuais e equipes de vendas a detectar anomalias no processo de vendas antes que elas ocorram, sugere o melhor momento para entrar em contato com um cliente potencial e estuda seus padrões de vendas. Zia pode fornecer a cada representante de vendas dados de CRM personalizados, alertas inteligentes, lembretes de tarefas e sugestões para auxiliar nas vendas.
Leia também: Zoho: Um Ecossistema Completo de Soluções Empresariais.
7. Nectar
O Nectar CRM é uma plataforma que otimiza as atividades de vendas e atendimento ao cliente. Ele centraliza informações dos clientes, automatiza tarefas repetitivas e facilita a comunicação, permitindo que a equipe de vendas se concentre em atividades estratégicas.