top of page

A Ficha do Candidato Ideal

Como Definir Objetivamente o Candidato Ideal¹


A Ficha do Candidato Ideal é usada para registrar detalhes sobre todos os requisitos da função, antes que o processo de seleção comece. Ela deve incluir a descrição do cargo e do ambiente de trabalho, além de exigências de formação e experiência, entre outras.


Os dados factuais reunidos durante o processo de definição do perfil da função são combinados com todos os outros requisitos a que o candidato ideal deve atender. Esta etapa é muito importante e deve ser realizada com muito cuidado e atenção, pois o processo de recrutamento e seleção depende muitíssimo das decisões tomadas neste momento.

Leia também: Perfil de Sucesso.

O gerente responsável e todas as pessoas envolvidas no processo de contratação deveriam participar, pois esta é a melhor forma de definir claramente os sinais de atenção, como, por exemplo, a falta de habilidades técnicas.


A experiência exigida deve ser pensada com todo o cuidado. Deve-se prever, por exemplo, como proceder no caso de um candidato sem toda a experiência necessária, mas que cumpre ou excede todos os outros requisitos essenciais que foram minuciosamente detalhados.


Em alguns casos, vale a pena discutir o que poderia ser feito e quanto iria custar suprir essa experiência adicional, para não perder um profissional com alto potencial.



A RHEIS Consulting possui tecnologia exclusiva para mapeamento de perfil, valores, competências, inteligência emocional e dentre outras que podem ajudar você e sua empresa na identificação do perfil ideal para a demanda do cargo². Consulte-nos.


 

¹Este artigo é apenas uma das possíveis soluções para estabelecer uma ficha ideal de um candidato. Cada empresa e cada caso tem as suas necessidades, demandas etc.

²Apoiamos a Igualdade e Oportunidade de Emprego a Todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page