top of page

Ferramenta Missão, Visão e Valores

O trio Missão-Visão-Valores é frequentemente mal empregado na gestão de empresas. É comum observarmos companhias com declarações de missão, visão e valores que são meros objetos decorativos ou que acabam se tornando motivo de piadas dos colaboradores. Seus dirigentes e colaboradores não sabem qual é o propósito de a empresa existir, onde e quando querem chegar e qual é a lógica do seu funcionamento.


Imagine se você fosse convidado para entrar em um veículo que o levaria a algum lugar. Como se sentiria se não soubesse qual seria o veículo, o local, o momento de chegada ao destino nem as condições da viagem? Muitas empresas são assim. O trio Missão-Visão-Valores é um recurso poderoso para que empreendedores consigam planejar negócios diferenciados.

A missão é o propósito da empresa, o motivo pelo qual ela existe e trabalha todos os dias. Já a visão é a declaração de onde a empresa quer chegar, um grande objetivo a ser alcançado a longo prazo, e os valores são os princípios a serem seguidos em todas as ações da organização, devendo ser visíveis tanto interna quanto externamente.

A definição do trio é o ponto de partida do planejamento dos novos negócios dos empreendedores de primeira viagem e deve ser constantemente validado ao longo da existência da empresa. Empreendedores só são visionários quando conseguem manter intactos a missão, a visão e os valores definidos no início da empresa.

  • INDICADO PARA organizações de todos os portes, em especial as que estão nascendo ou as pequenas.

  • SERVE PARA definir a direção estratégica da empresa: da integração das operações à estratégia da companhia e da motivação da equipe.

  • É ÚTIL PORQUE permite que o empreendedor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro da empresa. Maior engajamento e direcionamento para colaboradores e gestores.

  • COMO USA: Se sua organização já trabalha com o trio ou a dupla (Missão, Visão), discuta com seus colaboradores se as definições passam no Teste de Validação. Se não, é hora de redefini-las. Se sua empresa não tem nada definido ainda, é só começar pelo Passo 1.

Esta ferramenta é também primordial para implantação e direcionamento de processos de Recursos Humanos (RH) tais como:

Há diversas definições para esses termos, mas para esta ferramenta, vamos considerar que:

  • Missão: É o propósito de a empresa existir. É sua razão de ser.

  • Visão: É a situação em que a empresa deseja chegar (em período definido de tempo).

  • Valores: são os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros.

Leia também: O que é Meta SMART?

Passo 1: Definição da missão da empresa


Se sua empresa não souber para que ela existe, não conseguirá definir uma estratégia e crescimento, porque os objetivos da empresa não serão claros. A declaração da missão serve como base para a construção da estratégia (com objetivos, indicadores e metas). Uma boa definição de missão deve esclarecer o benefício gerado pela empresa para o seu público-alvo.

A missão de uma empresa é a declaração concisa do propósito fundamental da organização, a finalidade de sua existência, o motivo pela qual foi criada.  A missão é como o DNA da empresa, definindo a sua identidade e não costuma mudar ao longo do tempo.

Em outras palavras, uma empresa deve existir não para produzir o produto ou prestar o serviço que consta em seu contrato (ou estatuto) social, mas sim, para levar o benefício (do produto ou serviço) ao seu público-alvo. Uma boa definição de missão também deve ser inspiradora e desafiadora, para que haja o engajamento de seus colaboradores e parceiros, comprometidos em levar um benefício cada vez melhor para um (maior) público-alvo.


Muitos especialistas defendem que a declaração da missão deve ser curta para que seja lembrada, vivenciada e transmitida por todos os envolvidos com o negócio. No fundo, deve servir com um mantra, uma crença que orienta a existência da organização.


Na hora de desenvolver a missão de sua empresa, algumas perguntas que podem ajudar são:

  • Para que a empresa existe?

  • O que a empresa faz?

  • Para quem?


Passo 2: Definição da visão da empresa


Definida a missão, é o momento de a empresa determinar uma visão de futuro para o seu negócio, ou seja, ter objetivos para atingir nos próximos anos. É fundamental que eles tenham indicadores e metas. Se a empresa quer ser a maior, a melhor e/ou a mais admirada de seu segmento, deveria definir indicadores e metas para saber se está alcançando seus objetivos.

A visão de uma empresa representa um estado futuro para o negócio, onde ela deseja chegar, o que quer alcançar. Diferente da missão, a visão da empresa é criada para um período de tempo pré-determinado, portanto a visão pode mudar ao longo do tempo, de acordo com o momento que organização se encontra.

Ao contrário da missão, é muito difícil encontrar uma definição da visão de uma companhia que contenha os objetivos, os indicadores e as metas. Em geral, tais informações não são divulgadas publicamente e outras são impedidas de “prometer” resultados para os investidores.


A visão deve facilitar as respostas para as seguintes perguntas:

  • O que a empresa quer se tornar?

  • Onde queremos chegar?

  • Em que direção devemos apontar os esforços dos dirigentes e colaboradores?

  • Para onde os recursos investidos estão levando a empresa?

  • O que eu estou ajudando a construir?


Passo 3: Definição dos valores (princípios)


Nem todas as empresas que definem missão e visão chegam a elaborar uma lista de valores que orienta o comportamento da organização. Outras já usam sua lista de valores nos processos seletivos, nos processos de avaliação de desempenho dos colaboradores e na relação da empresa com clientes, fornecedores e parceiros.


Se, por um lado, esse trio é vital para o planejamento do negócio, por outro, é um compromisso que exige disciplina do empreendedor e de seu time.

A missão (quem sua empresa é) e a visão (aonde ela quer chegar), agora precisamos definir algumas “regras” para o jogo, ou seja, de quais valores da empresa não podemos abrir mão.

Quais os Benefícios da implantação da ferramenta?


A declaração da missão, visão e valores é a forma mais poderosa de uma empresa inspirar, engajar e motivar sua equipe, praticando os princípios que levaram a empresa ao sucesso e respondendo o que a organização se propõe a fazer e para quem.


Para uma empresa orientada pelo Planejamento Estratégico, o primeiro passo é ter a missão, visão e valores bem definidos, lembrando que é do Planejamento Estratégico que vão surgir os planos de ação para os próximos anos de sua empresa e que darão base inclusive para elaboração do Orçamento Empresarial e dos demais planos para alcançar os resultados planejados.


Agora nós perguntamos para você: Qual sua missão, visão e valores PESSOAIS? Eles estão alinhados com a missão, visão e valores da empresa em você trabalha?

Leia também: Ferramenta 5W2H

A RHEIS Consulting possui soluções para o seu negócio e as pessoas envolvidas. Nós trabalhamos direcionados pela missão, visão, valores e demais estratégias de seu negócio; por isso é muito importante a aplicação desta ferramenta em sua organização. Dúvidas para implantação, consulte-nos.


Faça o download da aplicação da ferramenta para sua EMPRESA:

Missao-Visao-Valores
.PDF
Download PDF • 147KB




Faça o download da aplicação da ferramenta para sua VOCÊ aplicar na sua vida pessoal:

Missão,_Visão_e_Valores_Pessoais
.pdf
Download PDF • 103KB

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page