top of page

O que é DISC

É uma ferramenta de análise de perfil comportamental baseada nos estudos do psicólogo e cientista William Moulton Marston, divulgado em seu livro "Emotions of Normal People", em português "As Emoções das Pessoas Normais". DISC é uma sigla onde cada letra representa um perfil, a saber: D (Dominância), I (Influência), S (Estabilidade) e C (Conformidade). A teoria DISC é a base de algumas das mais confiáveis ferramentas de assessment disponíveis no mercado.


Não há um desenvolvedor único ou alguma empresa no mundo que possa clamar pela exclusividade no uso dos conceitos DISC, ou dizer que é a única empresa a possuir o verdadeiro DISC, ou poder comercializar gráficos ou relatórios de texto utilizando as letras DISC.


Importante: Não há exclusividade por nenhuma empresa, no Brasil ou no mundo, no uso dos conceitos ou palavra DISC para ferramentas de análise comportamental. Podemos dizer que há algumas empresas que podem dizer que trabalham com o verdadeiro DISC, porém há algumas condições para que isso possa ser dito; abaixo citamos algumas:


Para um perfil comportamental ser um “verdadeiro DISC”, é necessário:

  • Estar baseado nos conceitos originais de Marston. Misturar com os conceitos de Jung, ou outros autores da Psicologia Positiva, Física Quântica, PNL ou outras teorias não significa que o instrumento não seja válido, apenas que o instrumento deixou de ser um “DISC”, e passa a ser um combinado de conceitos, que idealmente deveria possuir um nome diferente de DISC.

  • Utilizar as letras D, I, S e C para descrever os comportamentos associados aos conceitos da obra original "Emotions of Normal People".

Enquanto alguns instrumentos DISC medem apenas o comportamento situacional, o DISC que a RHEIS Consulting utiliza, mensura o comportamental natural e também o situacional. O situacional representa o comportamento "adaptado" no momento do preenchimento ou de uma situação momentânea que a pessoa está passando.


O que a teoria DISC mede?

  • Comportamentos e emoções observáveis;

  • Os padrões comportamentais descritos na obra As Emoções das Pessoas Normais, os quais são Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade;

  • DISC mostra como fazemos aquilo que decidimos fazer, é apenas a porta de entrada para o mapeamento do desenvolvimento humano;

  • A facilidade ou a dificuldade em se realizar algo.


O que a teoria DISC NÃO mede?

  • Competências: uma pessoa com alta influência não é necessariamente competente ao lidar com pessoas ou uma pessoa dominante também não é garantia de uma pessoa com um alto nível de entrega de resultados;

  • Inteligência Emocional: basta notar o impacto no meio de pessoas comportamentalmente agressivas com baixo nível de autocontrole, ou pessoas muito comunicativas com baixa empatia;

  • Outros tipos de inteligência, assim como ética, saúde, saber o que se quer da vida profissional ou vontade de trabalhar;

  • Resiliência, autoestima, valores e conhecimento;

  • Experiência profissional ou maturidade: não raro é possível encontrar pessoas com perfil DISC com boa adequação ao cargo, com má performance e o oposto sendo verdadeiro; algumas possíveis razões podem ser o nível de maturidade e o grau de experiência do profissional em análise;

  • Perfil único de liderança: liderança é algo muito mais complexo do que um determinado perfil comportamental, é possível encontrar bons e maus líderes com D e I acima da média da população, o mesmo para líderes com S e C altos;

  • Orientação vocacional: é possível encontrar profissionais felizes e bem-sucedidos em áreas bem distintas, com o mesmo padrão comportamental;

  • Personalidade;

  • Ética;

  • E dentre outros.

Vale a pena lembrar que todo mundo tem o potencial para ser um vencedor. Um padrão comportamental não é melhor do que outro. Consideramos de grande valia uma pessoa descobrir qual o seu estilo comportamental DISC natural, pois viver em alinhamento com ele irá aumentar as chances de sucesso na vida pessoal e profissional.


Viver de maneira contrária ao próprio estilo comportamental irá provavelmente diminuir sua energia, embora seja possível ou até recomendável, em algumas situações, se adaptar a outro estilo comportamental.


Importante: O sucesso vem quando fazemos as coisas naturalmente, e uma das formas de crescermos como pessoas é o aprendizado de nos adaptarmos a padrões comportamentais que não nos são naturais.


Abaixo, você encontra um breve resumo dos conceitos DISC, como se estivessem com a intensidade acima da média da população¹:


  • D = Dominância: Indica como você lida com problemas e desafios. Os principais descritores são: competitivo, decidido, direto, orientado para resultados. EMOÇÃO: RAIVA.

  • I = Influência: Indica como você lida com pessoas e as influencias. Os principais descritores são: confiante, inspirador, otimista, popular, sociável, confia nos outros. EMOÇÃO: OTIMISMO.

  • S = Estabilidade: Indica como você lida com mudanças e estabelece o seu ritmo. Os principais descritores são: agradável, bom ouvinte paciente, sincero, constante, membro de equipe, estável. EMOÇÃO: NÃO DEMONSTRAR EMOÇÕES.

  • C = Conformidade: Indica como você lida com regras e procedimentos estabelecidos por outros. Os principais descritores são: preciso, analítico, perfeccionista, cuidadoso e minucioso. EMOÇÃO: MEDO.


Portanto, esta ferramenta é bastante útil, porém lembramos que é somente uma "porta de entrada" para análise de indivíduos ou equipes. Utilizando apenas o DISC chegamos a 60% das características de um individuo ou grupo. Para aplicação deste instrumento é necessário que o aplicador tenha formação em análise comportamental. Lembrando que este tipo de análise não é uma análise psicológica ou psicotécnica; é uma análise de comportamentos ou emoções observáveis.


A RHEIS Consulting atua com tecnologia de assessment de alta confiabilidade, tendo em seu portfólio análise DISC, Análise das Motivações™, Análise de Competências™ e dentre outras avaliações que podem ajudar você e sua empresa, consulte-nos.

 

¹Os descritores e emoções citadas são um exemplo da maioria das pessoas com estes tipos de comportamentos acima da média brasileira.


Sugestão de Livros:

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page