Assessment: Avaliação Estratégica para Pessoas e Empresas
- RHEIS Consulting
- 28 de fev. de 2019
- 3 min de leitura
Atualizado: há 7 dias
A identificação de pontos fortes e pontos fracos no comportamento dos indivíduos é parte essencial de um processo de Coaching, treinamentos corporativos, desenvolvimento pessoal etc. É preciso que o indivíduo ou equipe tenha um autoconhecimento cada vez maior para evoluir nos aspectos que o levarão até o seu estado desejado.
Um dos métodos usados para isso é o assessment, também muito comum nos processos seletivos das organizações, já que é uma das melhores maneiras para se identificar talentos.
A palavra “assessment” pertence à língua inglesa e significa avaliação, ou seja, é uma ferramenta para análise.
O assessment é derivado de outro tipo de análise de perfil, o famoso teste DISC, e pode usar outras ferramentas de avaliação comportamental ou métodos próprios desenvolvidos pelos profissionais das áreas de coaching, psicologia e recursos humanos.
O importante é formular um questionário eficaz para avaliar o comportamento do coachee, cliente, membro de uma organização ou candidato a uma vaga de emprego. Esse questionário dura, em média 8 a 20 minutos e pode ser aplicado por métodos simples como papel e caneta ou por meio de algum site ou aplicativo. O indivíduo avaliado deve responder sozinho, sem a interferência do aplicador, que terá o papel de apenas interpretar o resultado e discutir com o seu avaliado.
Quais são os benefícios do Assessment?
O assessment traz uma série de benefícios tanto para indivíduos quanto para grupos e organizações. Ao identificar com precisão comportamentos, competências, estilos de pensamento e perfis de atuação, ele se torna um recurso estratégico para o desenvolvimento humano e organizacional.
1. Autoconhecimento
Um dos principais benefícios do assessment é ajudar a pessoa a se conhecer melhor. A partir dos resultados, é possível identificar pontos fortes, potenciais de desenvolvimento, padrões de comportamento e fatores que influenciam a tomada de decisão, as emoções e os relacionamentos. Esse autoconhecimento permite escolhas mais conscientes e alinhadas com os próprios objetivos.
2. Desenvolvimento pessoal e profissional
Com base nos dados do assessment, é possível construir planos de ação personalizados, identificar competências a serem desenvolvidas, lidar com crenças limitantes e aumentar a performance em diferentes áreas da vida, seja em carreira, liderança, relacionamentos ou objetivos específicos.
3. Aprimoramento do coaching
No coaching individual ou em grupo, o assessment fornece uma base sólida para o trabalho do coach. Ele permite abordar as reais necessidades do coachee com mais clareza, adaptando a condução das sessões de forma mais estratégica e eficaz.
4. Fortalecimento de equipes
Em equipes de trabalho, o assessment contribui para identificar talentos, melhorar a comunicação, distribuir tarefas de forma mais eficiente e evitar conflitos desnecessários. Compreendendo os perfis comportamentais dos colegas, os times passam a trabalhar com mais empatia, respeito e colaboração.
5. Tomada de decisão mais assertiva
Seja na vida pessoal ou em processos organizacionais, os dados obtidos por meio do assessment facilitam decisões mais embasadas. Ele permite visualizar com mais objetividade as melhores alternativas diante de um desafio, com base nas características e habilidades da pessoa ou do grupo envolvido.
6. Melhoria na gestão de pessoas
No contexto do RH e da liderança, o assessment oferece subsídios valiosos para seleção, promoção, desenvolvimento e retenção de talentos. Ele ajuda a alinhar as competências individuais com os objetivos da organização, otimizando o desempenho e o clima organizacional.
Considerações Finais
E aí, você ou a sua empresa já aplicou o assessment em processos de desenvolvimento pessoal e profissional?
A RHEIS Consulting possui assessments de alta tecnologia e confiabilidade presentes em mais de 90 países que mapeiam perfis comportamentais, motivadores, competências, inteligência emocional, liderança, equipes e outros fatores. Nossos instrumentos possui índices entre 0.89 a 0.92 de confiabilidade na escala de Alfa de Cronbach¹; e esporadicamente nossos instrumentos são auditados por empresas independentes dos EUA. Consulte-nos.
¹Mede a correlação entre respostas em um questionário através da análise das respostas dadas pelos respondentes, apresentando uma correlação média entre as perguntas, ou seja mede a confiabilidade de um teste. O coeficiente aceitável, recomendável ou quase perfeito é a partir de 0.80.
Sugestões de Livros:
As Emoções das Pessoas Normais (William Moulton Marston);
Disc - Tudo o que Você Precisa Saber, Mesmo (Alexandre Ribas);
Tipos de Pessoas (Eduard Spranger).
Comentarii