top of page

Cursos à distância são bem aceitos no mercado de trabalho?

Não restam dúvidas de que a graduação no ensino superior é, hoje, primordial para termos mais oportunidades de trabalho, certo? Há, inclusive, aquelas pessoas que buscam mais de uma formação com o objetivo de serem profissionais diferenciados e relevantes. Contudo, alguns ainda têm incertezas sobre a modalidade EAD. Será que os cursos à distância (EAD) são bem aceitos no mercado?


Bem, podemos iniciar respondendo que um curso em uma boa faculdade só pode ser oferecido se passar, antes, por algumas etapas. Entre elas, há a aprovação pelo MEC, que segue algumas normas antes de dar o consentimento. Assim, caso você veja uma instituição conhecida ofertando EAD, é bem provável que esteja tudo certo com a graduação.

A realidade dos cursos a distância na atualidade

Segundo o relatório Censo da Educação Superior 2018, publicado pelo Inep, tem aumentado a valorização do EAD. Só para você ter uma ideia, entre 2008 e 2018, a quantidade de alunos ingressantes em cursos a distância cresceu 196,6%, em contraste à quantidade de alunos nos cursos presenciais, que obtiveram variação de apenas 10,6%.


Ainda, do total dos matriculados em cursos de Licenciatura, 50,2% optaram pela modalidade a distância, enquanto 49,8% preferiram a presencial. Cursos Tecnológicos também tiveram ganhos parecidos. 51,8% dos alunos ingressaram no EAD, enquanto 48,2% preferiram as graduações presenciais.


Por fim, também ressaltamos, agora, o número de alunos concluintes. Nos cursos presenciais, o índice aumentou 4,5% em relação a 2017. Por sua vez, nos cursos a distância, a quantia cresceu em 8,6%.


Fatores que fazem o EAD ser bem aceito pelo mercado


1. As matérias são práticas e focadas nas necessidades atuais

A rotina de estudos de um curso a distância não é moleza e merece a mesma atenção que a de um curso presencial. O fato de existir disciplina online, que permita o estudo em casa e a dedicação às aulas no momento mais apropriado, não serve para desmerecer ou tirar a credibilidade da graduação, mas sim para adaptar-se melhor às preferências do aluno.


Assim, a primeira vantagem é tudo ser focado nas necessidades do mercado de trabalho. Como o curso EAD faz parte de algo mais moderno, as matérias da grade curricular contam com um planejamento recente, a partir de uma análise das carências atuais.


Além disso, alguns cursos têm atividades práticas. Assim, ainda que o estudante passe boa parte do tempo longe da faculdade, em alguns momentos precisa se dirigir a alguns pontos específicos, de modo a treinar suas habilidades.

2. É possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo

A modalidade EAD chegou para suprir algumas carências atuais, sendo uma delas facilitar o dia a dia das pessoas. Com os estudos a distância, é possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo, visando construir um futuro melhor, sem deixar de lado as obrigações. Isso também é uma vantagem para pessoas que necessitam passar mais tempo no cuidado com filhos.

3. Os alunos desenvolvem habilidades no uso de tecnologias

Talvez você já tenha percebido como tudo à nossa volta tem ficado mais tecnológico. A tendência é o aumento disso nos próximos anos, o que impactará o mercado de trabalho. Com isso, empregadores passarão a exigir, cada vez mais, habilidades relacionadas ao uso de tecnologias. Quem não as dominar corre o risco de perder oportunidades interessantes.


O fato de estar matriculado em um curso a distância nos obriga a lidar diariamente com a plataforma e com outros recursos mais modernos. Dessa forma, treinamos essas competências e finalizamos a graduação mais aperfeiçoados.

4. A disciplina é praticada todos os dias

Você sabia que disciplina e organização têm sido soft skills bastante requisitadas? Com o aumento do trabalho home office, apenas os profissionais que conseguirem desenvolver boa produtividade, evitando a procrastinação, terão bons ganhos. Fazer o próprio horário nos ajuda a adquirir mais autocontrole com nossas obrigações e isso é treinado diariamente até o fim do curso.

5. O diploma é igual ao de um curso presencial

Um diploma de graduação é uma das maiores conquistas na vida de quem deseja alcançar mais satisfação na carreira. Além de ser motivo de orgulho pessoal olhar aquele papel e lembrar-se do quanto nos esforçamos pela conquista, passamos a ser profissionais mais requisitados pelas empresas.

Um diploma EAD no mercado tem o mesmo valor que um presencial. É reconhecido em lei e, da mesma forma, comprova nosso nível de escolaridade. Esse é o mesmo pensamento dos profissionais de Recursos Humanos, já que, na hora da contratação, dão mais atenção à carga horária do curso e ao credenciamento da instituição.


 

A Rheis University, setor de educação e ensino da Rheis Consulting, possui cursos digitais de Graduação, Pós Graduação reconhecidos pelo MEC. Vale lembrar que o diploma de um curso EAD tem a mesma validade e "peso" que de um curso presencial.


Acesse nossa página e confira. Preços com descontos exclusivos para novos clientes e mais benefícios para quem já é cliente ou nosso parceiro.

81 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Quero Ensino Logomarca PNG.png

Cursos EAD reconhecidos pelo MEC com 50% OFF.

 
bottom of page