top of page

Ferramenta Matriz Ansoff

Para ter sucesso em qualquer tipo de negócio, é fundamental criar um planejamento estratégico que faça seu negócio alcançar seus objetivos. E uma passo importante para chegar nesse ponto é conhecer a Matriz Ansoff.


Você já tinha ouvido falar na Matriz Ansoff? Ainda não? Não se preocupe, esse é o conteúdo certo para você descobrir e começar a usar agora mesmo!


O que é a Matriz Ansoff?


De forma simples, a Matriz Ansoff é uma ferramenta utilizada pelas empresas para analisar e planejar suas estratégias empresariais de crescimento. A matriz mostra quatro estratégias que podem ser usadas para ajudar uma empresa a crescer e também analisa o risco associado a cada uma delas.


A matriz foi desenvolvida pelo consultor Harry Igor Ansoff e foi publicada na Harvard Business Review em 1957. A Matriz Ansoff ajudou muitos profissionais de marketing e líderes a entender os riscos de crescimento de seus negócios.


Na prática, ela é uma base de 4 estratégias de crescimento baseada na relação entre produtos novos x existentes e mercados novos x existentes, também. No quadro da Matriz Ansoff, são criadas áreas de intersecção a partir dessas bases.


Para que a Matriz Ansoff é utilizada?


As quatro estratégias da Matriz Ansoff são:

  • Penetração de mercado: concentra-se em aumentar as vendas de produtos existentes para um mercado existente;

  • Desenvolvimento de produtos: tem o foco na introdução de novos produtos em um mercado existente;

  • Desenvolvimento de mercado: sua estratégia se concentra em entrar em um novo mercado usando produtos existentes;

  • Diversificação: tem como foco a entrada em um novo mercado com a introdução de novos produtos.

Esta ilustração pode ajudar você a entender melhor a Matriz Ansoff:

Entendendo essas segmentações, fica claro que a Matriz Ansoff é utilizada com a intenção direta de aumentar seu volume de receita com um novo planejamento de vendas, seja com a criação de novos produtos ou a exploração dos mercados.


Como aplicar a Matriz Ansoff na prática?

Vamos entender agora o que representa cada segmento da matriz:


1- Penetração no mercado


Em uma estratégia de penetração de mercado, a empresa usa seus produtos no mercado existente. Em outras palavras, uma empresa tem como objetivo aumentar sua participação de mercado, o famoso market share.


Essa estratégia de crescimento de negócios deve ser usada quando a empresa considera que alguns aspectos de seu produto ou serviço podem ser suficientes para ganhar participação de mercado de seus concorrentes atuais.

Alguns desses aspectos são:

  • Qualidade acima da média;

  • Marca reconhecida;

  • Ótimos canais de distribuição.

Identificando esses aspectos, não será preciso fazer alterações nos produtos e nas estratégias de marketing.


A estratégia de penetração no mercado pode ser feita com queda de preços para atrair clientes novos ou aumentando suas promoções e distribuição.


Por exemplo: todas as empresas de venda física de móveis atendem o mesmo mercado local. Para utilizar a estratégia de penetração de mercado, é preciso oferecer preços bem abaixo do mercado.


2- Desenvolvimento de Produto


Em uma estratégia de desenvolvimento de produto, a empresa desenvolve um novo produto para atender o mercado já existente. Essa iniciativa envolve uma extensa pesquisa para conseguir fazer o desenvolvimento e expansão da linha de produtos.

A estratégia de desenvolvimento de produto é usada quando as empresas possuem um forte entendimento de seu mercado atual e são capazes de fornecer soluções inovadoras para atender as demandas observadas.


Nessa estratégia, o foco está em passar a força da marca de uma empresa para outros produtos além daqueles já comercializados.


Por exemplo: uma empresa que vende hidratantes para pele pode começar a desenvolver desodorantes para o mercado.


3- Desenvolvimento de mercado


Em uma estratégia de desenvolvimento de mercado, a empresa entra em um novo mercado com seus produtos Já existentes. Neste contexto, expandir para novos mercados pode significar expandir para novas áreas geográficas ou até para segmentos de clientes.


Para que seja bem sucedida, a empresa precisa entender se os consumidores no novo mercado são rentáveis e ​​possuem o perfil ideal para adquirir seus produtos. Isso significa que o comportamento do consumidor do novo mercado não deve ser diferente dos mercados já existentes.


A estratégia de desenvolvimento de mercado pode ser desenvolvida entrando em um novo mercado interno, expandindo regionalmente, ou entrando em um mercado externo, expandindo internacionalmente.


Empresas esportivas como a Adidas, ou de tecnologia como a Samsung, entram constantemente em novos mercados. As duas empresas estão oferecendo os mesmos produtos para um novo grupo demográfico.


4- Diversificação


A diversificação ocorre quando uma empresa tenta crescer criando um novo produto para um novo mercado.


Um exemplo: a empresa de hidratantes que citamos antes é consolidada no mercado infantil, mas agora quer vender para adultos.


É fundamental não só mudar partes do processo de fabricação do produto, mas também as embalagens compradas para poder crescer este novo produto no mercado diferente.


Existem dois tipos de diversificação que uma empresa pode empregar:

  • Diversificação relacionada: quando existe sinergia entre o negócio existente e o novo produto e mercado. Por exemplo, a empresa de hidratantes está buscando sim uma estratégia de diversificação relacionada.

  • Diversificação não relacionada: quando não há sinergia entre o negócio existente e o novo produto e mercado. Seria o exemplo da empresa de hidratantes caso ela começasse a fabricar molho de tomate. Assim ela estaria buscando uma estratégia de diversificação não relacionada.


Comece a utilizar agora a Matriz Ansoff na sua estratégia!


Enfim, esperamos que você tenha compreendido sobre o que é a Matriz Ansoff e sobre todas as ações desta estratégia poderosa. Esperamos também que você tenha percebido as vantagens em utilizá-la nos negócios e saiba também como aplicá-la na sua empresa.


Desta forma, você pode estar mais preparado para colocar em prática o seu planejamento, desenvolver melhores caminhos para seguir e elevar o crescimento da sua empresa. Afinal, com essa ferramenta é possível ter diferentes vertentes para que o seu negócio chegue para as pessoas certas, no momento certo.


Em conclusão, gostaríamos de te recomendar a leitura deste artigo sobre Matriz SWOT, para que você possa se aprofundar também sobre essa metodologia que pode elevar os resultados da sua empresa. Boa leitura!

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page