Com a intensidade do mundo VUCA e do avanço tecnológico, o ambiente dos negócios sofre muitos impactos. As organizações ambidestras são empresas que reinventam e vão além do modelo de negócios tradicional.
Já ouviu o termo empresas ambidestras? Mesmo que você não tenha ouvido falar tenho certeza que você conhece empresas que possuem esse modelo de negócio, como a Netflix, Google, Uber, Spotify, entre outras.
Quer saber qual é o diferencial dessas organizações? Então, confira os tópicos que vamos abordar nesse artigo:
O que são organizações ambidestras?
Tipos de organizações ambidestras
Qual o impacto da organização ambidestra para as empresas?
Porque ser uma organização ambidestra?
Organizações ambidestras e as metodologias.
O que são organizações ambidestras?
A organizações ambidestras são empresas que buscam um modelo de negócio que possui um equilíbrio entre a cultura da inovação e a excelência operacional.
Uma organização ambidestra é aquela que continua operando normalmente em seu modelo tradicional, procurando melhorias contínuas para suas rotinas atuais e, ao mesmo tempo, investe em mudanças e testes de inovação. Ela tem capacidade de trabalhar com os dois modelos. Assim, mantém sua estabilidade e eficiência mas também avança para o seu desenvolvimento e posicionamento no mercado.
O conceito de um negócio ambidestro é engajar os profissionais da empresa a estarem sempre na busca da melhoria contínua, ou seja, é necessário uma mudança de clima organizacional.
A cultura organizacional é uma dinâmica realizada a fim de compartilhar com todos os colaboradores a missão, a visão e os valores, e também normas e regimentos da empresa.
Tipos de organizações ambidestras
O conceito de ambidestra nessa expressão é o mesmo significado de uma pessoa ambidestra, ou seja, a habilidade de ambas as mãos, direita e esquerda. Nesse sentido, temos os modelos de negócios de uma organização ambidestra no qual de lado há processos com o foco em inovação, e no outro em manter o negócio funcionando com a qualidade.
Com o intuito de ajudar diferentes ambientes de negócios, existem 3 tipos de organizações ambidestras, que são: Ambidestra Estrutural, Cíclica e Simultânea.
1. Ambidestria Estrutural
O termo estrutural é a analogia de que existem, sendo um com o foco na excelência operacional e outro com a cultura da inovação. Essa separação possibilita que esses dois ambientes tenham modelos de gestão distintos mas coexistindo na mesma organização.
2. Ambidestria Cíclica
Nesse modelo o conceito de cíclico significa que as as equipe trabalham em sequência, ou seja, o time com o foco na excelência operacional inicia os processos e finalizado, é responsabilidade do time de inovação.
A realização dessas atividade demanda de uma maturidade do grupo, isso porque os são mais desafiadores por conta da mudança do modelo de negócios durante o ciclo.
3. Ambidestria Simultânea
O conceito simultâneo é a iteração dos modelos de negócios, no qual o com foco em inovação é realizado em conjunto com o de excelência operacional. Nesse modelos as equipes precisam estar habilitadas e capacitadas para exercer as duas funções, é possível dizer que esse é o maior desafio dessa gestão.
Qual o impacto do conceito de uma organização ambidestra para as empresas?
As empresas que se propuseram a se tornarem uma organização ambidestra possuem uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, além de estarem mais capacitadas a melhor adaptação do mundo VUCA.
Isso significa que o modelo de gestão de uma empresa ambidestra deve ser baseado nos tipos de ambidestria, como mostrado no tópico anterior, e com o equilíbrio de duas performances de trabalho com diz respeito aos recursos existentes nas organizações e a exploração de novos recursos. Esses dois esforços significam: realizar o refinamento do o que existente e em conjunto abrir as portas para novas oportunidades.
As organizações ambidestras buscam desenvolver novas tecnologias de forma incremental e descontínua, simultaneamente as mudanças, mantendo a qualidade e produtividade da empresa.
Porque ser uma organização ambidestras?
Existem diversos benefícios em ser uma organização ambidestras, nesse tópico listei 4 vantagens que com certeza são um diferencial de para esse tipo de empresa.
Coerência de desempenho
Adaptação organizacional
A inovação é estimulada
Mais eficiência e produtividade.
O maior desafio desse modelo de negócio é combinar o nível estratégico, tático e operacional.
Organizações ambidestras e as metodologias
As organizações ambidestras são capazes de se moldar em qualquer cenário. E, por isso, elas possuem a possibilidade de escolher qualquer modelo, metodologia e práticas no seu negócio.
É possível utilizar as metodologias híbridas, que consistem em utilizar de forma simultânea ou alternada os métodos ágeis, tradicional e de excelência operacional. O profissional do futuro precisa estar atento a uma das grandes características exigidas pelo mercado: a agilidade!
Sugestão de Livros:
Organizações Exponenciais (Ismail Salim, S.Malone Michael, Van Geest Yuri);
Reinventando as Organizações: Um Guia Para Criar Organizações Inspiradas no Próximo Estágio da Consciência Humana (Frederic Laloux);
Empresas feitas para vencer (Jim Collins);
A organização dirigida por valores (Richard Barret);
Corporate Culture and Performance (John P. Kotter) - English Edition;
Estratégia Seis Sigma. Como a GE, a Motorola e Outras Empresas Estão Aguçando o Seu Desempenho (Peter S. Pande, Robert P. Neuman e Roland R. Cavanaugh);
O Modelo Toyota: 14 Princípios de Gestão do Maior Fabricante do Mundo (Jeffrey Liker);
Empresas feitas para vencer: Por que algumas empresas alcançam a excelência... e outras não (Jim Collins);
Motivação nas Organizações - Nem todos fazem as mesmas coisas pelas mesmas razões (Cecília Whitaker Bergamini);
Vencedoras por opção: incerteza, caos e acaso - Por que algumas empresas prosperam apesar de tudo (Jim Collins).
Comments